Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17744
Title: Utilização do marketing digital em empresa de prestação de serviços
Other Titles: Use of digital marketing in a service company
Authors: DAMASCENO, Beatriz da Silva
Advisor: PEREIRA, Edson Luíz
Other contributor: TEIXEIRA, Osmar Alves
BRASILEIRO, Yara Brito
type of document: Monografia
Keywords: Tecnologia;Comunicação;Redes sociais;Marketing on-line
Issue Date: 13-Dec-2022
Publisher: 105
Citation: DAMASCENO, Beatriz da Silva. Utilização do marketing digital em empresa de prestação de serviços, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022.
Abstract: O setor de serviços é o de maior participação no PIB brasileiro, e diante da intensificação da concorrência no mercado, as empresas detectaram a necessidade de se adaptar às novas tendências de competitividade, entre elas o crescimento da internet que proporcionou uma nova visão para conduzir novas ofertas de serviços e venda de produtos, e essa tecnologia de informação e comunicação desempenha um papel importante na área de interação entre os clientes e os fornecedores, mudando o acesso às informações de maneira significativa, com a maneira de se comunicar mudando, a presença do marketing também se altera, levando ao marketing digital. O marketing digital ocasionou mudanças na estratégia de relacionamento e divulgação, e utilização das redes sociais. Este trabalho tem como objetivo principal identificar a eficácia da aplicação do marketing digital como captação de clientes e ampliação das vendas, para a análise desse cenário foi realizada a pesquisa bibliográfica entre os conteúdos de serviço e marketing, na metodologia foi aplicado a pesquisa ação com análise quantitativa e exploratória, conduzindo a pesquisa num comércio varejista em Indaiatuba – SP e levantando uma análise dos resultados obtidos e a eficácia de ferramentas digitais, num período de três meses, as estratégias proporcionaram novas oportunidades de relacionamento entre loja e clientes, conquistou novos seguidores, captou novos clientes e parcerias e causou impacto no crescimento das vendas.
The services sector is the one with the largest share in the brazilian GDP, and faced with intensifying competition in the market, companies have detected the need to adapt to new trends of competitiveness, among them the growth of the Internet that has provided a new vision to conduct new service offerings and product sales, and this information and communication technology plays an important role in the area of interaction between customers and suppliers, changing the access to information significantly, with the way of communicating changing, the presence of marketing also changes, leading to digital marketing. Digital marketing has brought about changes in the strategy of relationship and disclosure, and the use of social networks. This work has as main objective to identify the effectiveness of the application of digital marketing as customer capture and sales expansion, for the analysis of this scenario was performed the bibliographic research between the contents of service and marketing, in the methodology was applied the action research with quantitative and exploratory analysis, conducting research in a retail store in Indaiatuba - SP and raising an analysis of the results obtained and the effectiveness of digital tools, in a period of three months, the strategies provided new opportunities for relationship between store and customers, won new followers, captured new customers and partnerships and caused an impact on sales growth.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17744
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ DA SILVA DAMASCENO.pdf
  Restricted Access
1.44 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.