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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17446
Título: | Internacionalização de serviços: um estudo sobre tendências, oportunidades e desafios |
Título(s) alternativo(s): | Internationalization of services: a study on trends, opportunities and challenges |
Autor(es): | MARQUES, Michelle |
Orientador(es): | WATANABE, Juliana Silva |
Outro(s) contribuidor(es): | SILVA, Tamires Freire ZOTTE JÚNIOR, Laerte |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Comércio internacional;Internacionalização de empresas |
Data do documento: | Jun-2023 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | MARQUES, Michelle. Internacionalização de serviços: um estudo sobre tendências, oportunidades e desafios, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023. |
Resumo: | O setor de serviços possui uma representatividade na economia nacional mundial,
pois com a globalização abertura de mercados, muitas empresas buscam alcançar
novos mercados com diferenciais competitivos em inovações. De acordo com o
estudo realizado pela Fundação Dom Cabral (2018), entre os anos de 2006 e 2018 o
grau de internacionalização das empresas brasileiras atingiu o grau de 21,6%. Além
disso, com a pandemia da COVID19, a tecnologia e a internet estreitaram relações e
novas oportunidades em oferecer produtos e serviços, despertando cada vez mais o
interesse de pequenas empresas e médias empresas, tornando o estudo sobre o
fenômeno internacionalização mais complexo. O objetivo desse estudo foi realizar um
levantamento bibliográfico em fontes nacionais relevantes e realizar uma investigação
sobre como a internacionalização de serviços está sendo tratada e identificar as
principais tendências, oportunidades e desafios relacionados a esse tema num
instrumento centralizado de informações. Os resultados apontaram que as empresas
de serviços se internacionalizam para expansão dos negócios, parcerias estratégicas
e inovações as tendências do mercado. The services sector has a significant representation in the national and global economy, and with globalization and market opening, many companies seek to reach new markets with competitive differentials in innovation. According to a study by the Dom Cabral Foundation (2018), between 2006 and 2018, the degree of internationalization of Brazilian companies reached 21.6%. Additionally, with the COVID-19 pandemic, technology and the internet have brought new opportunities to offer products and services, arousing the interest of small and medium-sized businesses, making the study of the internationalization phenomenon increasingly complex. The objective of this study is to conduct a bibliographical survey in relevant national sources and investigate how the internationalization of services is being treated and identify the main trends, opportunities, and challenges related to this theme in a centralized information. The results indicated that service companies internationalize for business expansion, strategic partnerships, and market trends innovations. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17446 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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