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dc.contributor.advisorWATANABE, Juliana Silva-
dc.contributor.authorMARQUES, Michelle-
dc.contributor.otherSILVA, Tamires Freire-
dc.contributor.otherZOTTE JÚNIOR, Laerte-
dc.date.accessioned2024-04-15T17:54:43Z-
dc.date.available2024-04-15T17:54:43Z-
dc.date.issued2023-06-
dc.identifier.citationMARQUES, Michelle. Internacionalização de serviços: um estudo sobre tendências, oportunidades e desafios, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17446-
dc.description.abstractO setor de serviços possui uma representatividade na economia nacional mundial, pois com a globalização abertura de mercados, muitas empresas buscam alcançar novos mercados com diferenciais competitivos em inovações. De acordo com o estudo realizado pela Fundação Dom Cabral (2018), entre os anos de 2006 e 2018 o grau de internacionalização das empresas brasileiras atingiu o grau de 21,6%. Além disso, com a pandemia da COVID19, a tecnologia e a internet estreitaram relações e novas oportunidades em oferecer produtos e serviços, despertando cada vez mais o interesse de pequenas empresas e médias empresas, tornando o estudo sobre o fenômeno internacionalização mais complexo. O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento bibliográfico em fontes nacionais relevantes e realizar uma investigação sobre como a internacionalização de serviços está sendo tratada e identificar as principais tendências, oportunidades e desafios relacionados a esse tema num instrumento centralizado de informações. Os resultados apontaram que as empresas de serviços se internacionalizam para expansão dos negócios, parcerias estratégicas e inovações as tendências do mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe services sector has a significant representation in the national and global economy, and with globalization and market opening, many companies seek to reach new markets with competitive differentials in innovation. According to a study by the Dom Cabral Foundation (2018), between 2006 and 2018, the degree of internationalization of Brazilian companies reached 21.6%. Additionally, with the COVID-19 pandemic, technology and the internet have brought new opportunities to offer products and services, arousing the interest of small and medium-sized businesses, making the study of the internationalization phenomenon increasingly complex. The objective of this study is to conduct a bibliographical survey in relevant national sources and investigate how the internationalization of services is being treated and identify the main trends, opportunities, and challenges related to this theme in a centralized information. The results indicated that service companies internationalize for business expansion, strategic partnerships, and market trends innovations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviçospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleInternacionalização de serviços: um estudo sobre tendências, oportunidades e desafiospt_BR
dc.title.alternativeInternationalization of services: a study on trends, opportunities and challengespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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