Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17420
Título: Inflamações causadas pela endometriose: repensando o papel dos anti-inflamatórios
Título(s) alternativo(s): Inflammation caused by endometriosis: rethinking the role of anti-inflammatory drugs
Autor(es): FERNANDES, Beatriz Leonardi
GAMA, Emily Raquel Moreira
FRANCO, Geovana Macarini
SILVA, Lívia Lombardi
SILVA, Rayza Marcolino da
Orientador(es): LOURENÇO, Daniel Scabello
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Biofarmacologia;Inflamação;Endometriose
Data do documento: Nov-2023
Editor: 007
Referência Bibliográfica: FERNANDES, Beatriz Leonardi et al. Inflamações causadas pela endometriose: repensando o papel dos anti-inflamatórios. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Biotecnologia) – Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado, Campinas, 2023.
Resumo: Hoje a endometriose é uma afeccção a qual afeta uma a cada dez mulheres, ocasionando cólicas frequentes, alteração urinária, dores nas relações sexuais, infertilidade e até mesmo a morte. Por ser uma doença a qual a causa ainda é desconhecida, mão é possível realizar uma prevenção da mesma, somente tratamentos. O tratamento mais indicado hoje é a combinação de um método contraceptivo que seja capaz de impedir as menstruações e um anti-inflamatório, pois devido ser uma doença que normalmente só é detectada após a propagação das células endometriais pelo corpo, mesmo que interrompa a menstruação, haverá uma inflamação constante, porquanto o corpo entende que aquele tecido não pertence aquele local, portante também faz-se necessário o uso de anti-inflamatórios. O anticoncepcional, DIU e implante hormonal são os mais indicados para o tratamento, porquanto, ao obter sucesso em impedir o ciclo menstrual, também conseguirá evitar os sangramentos gerados por tecidos de endométrio localizados em outros lugares do corpo (geralmente órgãos próximos, como bexiga, abdômen, ovário, intestino, entre outros). O uso saturado de anti-inflamatórios pode gerar dificuldades e até falência renal, assim como uma possível complexidade no sistema cardiovascular, e devido estas consequências diretas, apresenta-se um biofármaco de dois ativos capaz de substitui o anti-inflamatório, refletindo em um tratamento mais específico e, consequentemente, mais assertivo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17420
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
biotecnologia_2023_2_beatriz_lombardi_fernandes_inflamacoes_causadas_pela_endometriose.pdf5.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.