Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17010
Título: | Plano de negócio: empresa de cosméticos ecológicos em Monte Mor |
Título(s) alternativo(s): | Business plan: ecological cosmetics company in Monte Mor |
Autor(es): | SANTOS, Alícia Rodrigues CRUZ, Ana Beatriz Brandão da VERONEZI, Gabriela Carla OLIVEIRA, Gabrielle Souza de |
Orientador(es): | SILVA, Helena Cibele de Souza |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Responsabilidade ambiental;Empreendedorismo;Cosméticos |
Data do documento: | 25-Nov-2022 |
Editor: | 198 |
Referência Bibliográfica: | SANTOS, Alícia Rodrigues; CRUZ, Ana Beatriz Brandão da; VERONEZI, Gabriela Carla; OLIVEIRA, Gabrielle Souza de. Plano de negócio: empresa de cosméticos ecológicos em Monte Mor. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração). Escola Técnica Estadual de Monte Mor, Monte Mor, 2022. |
Resumo: | A indústria cosmética teve um crescimento significativo nos últimos anos no
Brasil. Prova disso é que os brasileiros (homens e mulheres) estão gastando mais
com produtos deste segmento do que com alimentos. No entanto, este setor industrial
tem suscitado uma grande preocupação ambiental, visto que a produção cosmética
tradicional utiliza mais de dez mil substâncias altamente resistentes à degradação que
podem permanecer no meio ambiente ou acumular-se no corpo humano, o que pode
levar a problemas de saúde, além de uma grande quantidade de resíduos, dentre eles
os plásticos, que também podem afetar o meio ambiente. De acordo com a Grand
View Research (2019), consultoria norte-americana, o mercado de beleza ecológica e
orgânica mundial pode movimentar até 2025, US$25 bilhões, sendo que o Brasil lidera
na América do Sul, o crescimento deste setor com uma taxa de 9,4% ao ano. O que
antigamente era uma tendência no exterior, atualmente está com um alto crescimento
no mercado nacional, e tornou-se um fator de decisão de compra para o consumidor
brasileiro. Em Monte Mor, cidade do interior de São Paulo, por meio de uma pesquisa
quantitativa foi identificado um interesse crescente por produtos ecológicos, porém
nesta mesma pesquisa foi possível identificar a ausência de uma loja na cidade que
disponibilizasse esse tipo de produto. Assim, o objetivo deste trabalho é criar um plano
de negócios para a abertura de uma empresa de cosméticos sustentáveis no
município. Para tal, utilizou-se as metodologias de pesquisas bibliográfica,
exploratória e de campo para levantamento de dados e planejamento da construção
de um negócio voltado para tal segmento. The cosmetics industry has had significant growth in recent years in Brazil. Proof of this is that Brazilians (men and women) are spending more on products in this segment than on food. However, this industrial sector has raised a great environmental concern, since the traditional cosmetic production uses more than ten thousand substances highly resistant to degradation that can remain in the environment or accumulate in the human body, which can lead to problems of health, in addition to a large amount of waste, including plastics, which can also affect the environment. According to Grand View Research (2019), a North American consultancy, the global ecological and organic beauty market can move up to US$25 billion by 2025, with Brazil leading the growth of this sector in South America with a rate of 9.4 % per year. What used to be a trend abroad, is currently experiencing high growth in the domestic market, and has become a purchasing decision factor for the Brazilian consumer. In Monte Mor, a city in the interior of São Paulo, through a quantitative research, a growing interest in ecological products was identified, but in this same research it was possible to identify the absence of a store in the city that made this type of product available. Thus, the objective of this work is to create a business plan for the opening of a sustainable cosmetics company in the city. To this end, bibliographic, exploratory and field research methodologies were used to collect data and plan the construction of a business aimed at this segment. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17010 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
novotecadministracao_2022_2_aliciarodrigues_plano_de_negocios_empresa_de_cosméticos.pdf | TCC | 2.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TA - Plano de negócio_ Empresa de cosméticos ecológicos em Monte Mor.pdf Restricted Access | TA | 511.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.