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Title: Plano de negócio: empresa de cosméticos ecológicos em Monte Mor
Other Titles: Business plan: ecological cosmetics company in Monte Mor
Authors: SANTOS, Alícia Rodrigues
CRUZ, Ana Beatriz Brandão da
VERONEZI, Gabriela Carla
OLIVEIRA, Gabrielle Souza de
Advisor: SILVA, Helena Cibele de Souza
type of document: Monografia
Keywords: Responsabilidade ambiental;Empreendedorismo;Cosméticos
Issue Date: 25-Nov-2022
Publisher: 198
Citation: SANTOS, Alícia Rodrigues; CRUZ, Ana Beatriz Brandão da; VERONEZI, Gabriela Carla; OLIVEIRA, Gabrielle Souza de. Plano de negócio: empresa de cosméticos ecológicos em Monte Mor. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração). Escola Técnica Estadual de Monte Mor, Monte Mor, 2022.
Abstract: A indústria cosmética teve um crescimento significativo nos últimos anos no Brasil. Prova disso é que os brasileiros (homens e mulheres) estão gastando mais com produtos deste segmento do que com alimentos. No entanto, este setor industrial tem suscitado uma grande preocupação ambiental, visto que a produção cosmética tradicional utiliza mais de dez mil substâncias altamente resistentes à degradação que podem permanecer no meio ambiente ou acumular-se no corpo humano, o que pode levar a problemas de saúde, além de uma grande quantidade de resíduos, dentre eles os plásticos, que também podem afetar o meio ambiente. De acordo com a Grand View Research (2019), consultoria norte-americana, o mercado de beleza ecológica e orgânica mundial pode movimentar até 2025, US$25 bilhões, sendo que o Brasil lidera na América do Sul, o crescimento deste setor com uma taxa de 9,4% ao ano. O que antigamente era uma tendência no exterior, atualmente está com um alto crescimento no mercado nacional, e tornou-se um fator de decisão de compra para o consumidor brasileiro. Em Monte Mor, cidade do interior de São Paulo, por meio de uma pesquisa quantitativa foi identificado um interesse crescente por produtos ecológicos, porém nesta mesma pesquisa foi possível identificar a ausência de uma loja na cidade que disponibilizasse esse tipo de produto. Assim, o objetivo deste trabalho é criar um plano de negócios para a abertura de uma empresa de cosméticos sustentáveis no município. Para tal, utilizou-se as metodologias de pesquisas bibliográfica, exploratória e de campo para levantamento de dados e planejamento da construção de um negócio voltado para tal segmento.
The cosmetics industry has had significant growth in recent years in Brazil. Proof of this is that Brazilians (men and women) are spending more on products in this segment than on food. However, this industrial sector has raised a great environmental concern, since the traditional cosmetic production uses more than ten thousand substances highly resistant to degradation that can remain in the environment or accumulate in the human body, which can lead to problems of health, in addition to a large amount of waste, including plastics, which can also affect the environment. According to Grand View Research (2019), a North American consultancy, the global ecological and organic beauty market can move up to US$25 billion by 2025, with Brazil leading the growth of this sector in South America with a rate of 9.4 % per year. What used to be a trend abroad, is currently experiencing high growth in the domestic market, and has become a purchasing decision factor for the Brazilian consumer. In Monte Mor, a city in the interior of São Paulo, through a quantitative research, a growing interest in ecological products was identified, but in this same research it was possible to identify the absence of a store in the city that made this type of product available. Thus, the objective of this work is to create a business plan for the opening of a sustainable cosmetics company in the city. To this end, bibliographic, exploratory and field research methodologies were used to collect data and plan the construction of a business aimed at this segment.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17010
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