Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16860
Título: Prejuízos psicossociais no uso de drogas: uma abordagem aos alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Psychosocial harm in drug use: an approach to high school students
Autor(es): SOUZA, Rebeca de
ALÃO, Gustavo Souza
BARIONI, Maria Isabela
CALEGARI, Jaqueline Calegari
TORRES, Maria Ayane de Moura
Orientador(es): SCHIAVETTO, Lucele
Outro(s) contribuidor(es): SCHIAVETTO, Lucele
PEZZOLATO, Renata Cristina
TROVÓ, Mayra de Cássia
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Anormalidades induzidas por drogas;Saúde mental;Reabilitação;Neuropsiquiatria
Data do documento: 28-Nov-2023
Editor: 103
Referência Bibliográfica: ALÃO, Gustavo Souza et al. Prejuízos psicossociais no uso de drogas: uma abordagem aos alunos do ensino médio. Orientadora: Lucele Schiavetto. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2023.
Resumo: RESUMO Abordando o problema do abuso de drogas, considerando-o um desafio para a saúde mental e a sociedade com implicações significativas para a saúde do usuário, relações familiares, expectativas profissionais e a sociedade em geral. A dependência de substâncias, que pode incluir álcool, fármacos, cocaína, crack e maconha, é influenciada por fatores biológicos, sociais e psicológicos, manifestando-se em alterações comportamentais, fisiológicas e cognitivas. O diagnóstico da dependência química requer uma análise abrangente de diferentes aspectos, considerando os diversos padrões de uso de drogas. Além disso, a avaliação neuropsicológica desempenha um papel importante no diagnóstico de comprometimento cognitivo e no planejamento da reabilitação neuropsicológica. Ela envolve a análise das funções cognitivas, como memória, linguagem, atenção e raciocínio, por meio de testes padronizados. O sucesso das intervenções terapêuticas requer a compreensão, tanto por parte do usuário de substâncias quanto de seus familiares, dos prejuízos causados pelo uso de drogas e a adesão às orientações da equipe de profissionais de saúde. As intervenções podem incluir desintoxicação, farmacoterapia, psicoterapias como a terapia cognitivo-comportamental, reabilitação neuropsicológica, terapia ocupacional e a participação em grupos de ajuda mútua, todos desempenhando um papel crucial no contexto da saúde mental. Participarão do estudo, alunos do ensino médio da Etec Matão. Onde em um questionário, eles nos responderão de forma anônima, qual a sua proximidade com as drogas. Palavras-chave: Drogas, Neuropsicologia, Saúde mental
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16860
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC USO DE DROGAS.pdf
  Restricted Access
800.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.