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dc.contributor.advisorSCHIAVETTO, Lucele-
dc.contributor.authorSOUZA, Rebeca de-
dc.contributor.authorALÃO, Gustavo Souza-
dc.contributor.authorBARIONI, Maria Isabela-
dc.contributor.authorCALEGARI, Jaqueline Calegari-
dc.contributor.authorTORRES, Maria Ayane de Moura-
dc.contributor.otherSCHIAVETTO, Lucele-
dc.contributor.otherPEZZOLATO, Renata Cristina-
dc.contributor.otherTROVÓ, Mayra de Cássia-
dc.date.accessioned2024-03-21T19:43:19Z-
dc.date.available2024-03-21T19:43:19Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationALÃO, Gustavo Souza et al. Prejuízos psicossociais no uso de drogas: uma abordagem aos alunos do ensino médio. Orientadora: Lucele Schiavetto. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16860-
dc.description.abstractRESUMO Abordando o problema do abuso de drogas, considerando-o um desafio para a saúde mental e a sociedade com implicações significativas para a saúde do usuário, relações familiares, expectativas profissionais e a sociedade em geral. A dependência de substâncias, que pode incluir álcool, fármacos, cocaína, crack e maconha, é influenciada por fatores biológicos, sociais e psicológicos, manifestando-se em alterações comportamentais, fisiológicas e cognitivas. O diagnóstico da dependência química requer uma análise abrangente de diferentes aspectos, considerando os diversos padrões de uso de drogas. Além disso, a avaliação neuropsicológica desempenha um papel importante no diagnóstico de comprometimento cognitivo e no planejamento da reabilitação neuropsicológica. Ela envolve a análise das funções cognitivas, como memória, linguagem, atenção e raciocínio, por meio de testes padronizados. O sucesso das intervenções terapêuticas requer a compreensão, tanto por parte do usuário de substâncias quanto de seus familiares, dos prejuízos causados pelo uso de drogas e a adesão às orientações da equipe de profissionais de saúde. As intervenções podem incluir desintoxicação, farmacoterapia, psicoterapias como a terapia cognitivo-comportamental, reabilitação neuropsicológica, terapia ocupacional e a participação em grupos de ajuda mútua, todos desempenhando um papel crucial no contexto da saúde mental. Participarão do estudo, alunos do ensino médio da Etec Matão. Onde em um questionário, eles nos responderão de forma anônima, qual a sua proximidade com as drogas. Palavras-chave: Drogas, Neuropsicologia, Saúde mentalpt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Enfermagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher103pt_BR
dc.subjectAnormalidades induzidas por drogaspt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectNeuropsiquiatriapt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titlePrejuízos psicossociais no uso de drogas: uma abordagem aos alunos do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativePsychosocial harm in drug use: an approach to high school studentspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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