Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16726
Title: Composição e caracterização físico-químicas do leite recebido em um laticínio no interior do estado de São Paulo
Authors: RICCI, Evaniele Cristina Pimentel Leandro
Advisor: NARDI JÚNIOR, Geraldo de
type of document: Outro
Keywords: Leite;Físico-química
Issue Date: Nov-2016
Publisher: 112
Citation: RICCI, Evaniele Cristina Pimentel Leandro. Composição e caracterização físico-químicas do leite recebido em um laticínio no interior do estado de São Paulo, 2016. Relatório de Iniciação Científica (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2016.
Abstract: Várias análises foram realizadas nas plataformas de recepção dos laticínios, onde se visou à qualidade do leite para evitar a ocorrência de prejuízos na cadeia produtiva. Pode-se avaliar a importância relativa do produto lácteo no contexto do agronegócio nacional pelo faturamento de alguns produtos da indústria brasileira de alimentos na última década. Além da sua importância nutritiva, o leite desempenha um relevante papel social, principalmente na geração de empregos. O país tem, hoje, acima de um milhão e cem mil propriedades que exploram leite, ocupando diretamente 3,6 milhões de pessoas. Este trabalho teve o objetivo de demonstrar as características físico-químicas do leite recebido em um laticínio localizado no interior de São Paulo. As coletas de dados foram realizadas por um período de 12 meses sendo coletados a cada 15 dias. As variáveis analisadas foram: a prova do álcool, acidez, densidade, pH, gordura, EST, ESD, proteína, crioscopia e inibidor. Esperou para poder avaliar o perfil das características do leite levando em conta os períodos chuvosos e de seca. A temperatura mostrou uma variação de 6 a 7ºC , a acidez quase todas as amostras apresentaram 100% de estabilidade na análise do álcool, na avaliação do teor de gordura apresentou uma variação entre 3,4 e 3,5 % (m/v), no pH foi apresentado uma variação entre 6,64 a 6,66%, mostrando que estavam dentro dos padrões estabelecidos para a comercialização, o EST apresentou uma variação entre 11,73 e 12,05 (m/v) e o ESD de 8,31 a 8,53 (m/v).A importância é garantir que o leite esteja em boa qualidade e os alimentos em boas condições para o consumo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16726
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVANIELE CRISTINA PIMENTEL LEANDRO RICCI.pdf
  Restricted Access
Composição e caracterização físico-químicas do leite recebido em um laticínio no interior do estado de São Paulo10.04 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.