Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16690
Title: Processo de qualidade na carne suína no compositivo financeiro com rastreabilidade
Authors: TAVARES, Stéphane Nayara
Advisor: MARTINS, Edson Aparecido
type of document: Monografia
Keywords: Controle financeiro;Qualidade dos alimentos;Suinocultura
Issue Date: Jun-2014
Publisher: 112
Citation: TAVARES, Stéphane Nayara. Processo de qualidade na carne suína no compositivo financeiro com rastreabilidade , 2014. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2014.
Abstract: Com a ampliação da demanda do mercado consumidor cada vez mais exigente na procura de produtos rastreados, urge a necessidade de desenvolver conhecimentos e informações sobre os processos de identificação e rastreabilidade na produção animal. O objetivo deste trabalho é demonstrar que, para promover o bom resultado do sistema de produção, mercado consumidor e a qualidade da carne, o principal fator associado é o conhecimento financeiro, sendo este o fundamento para se obter o sucesso da viabilidade do uso da rastreabilidade. Dentre as várias raças existentes para o sistema de produção de suínos, será trabalhada a raça Suína Moura voltada especificamente para produção de carne por possuir menor percentual de gordura, com fator econômico de criação mais barata que a criação de suínos com gordura. A metodologia empregada nesse trabalho foi feita através do levantamento bibliográfico e pesquisa “in loco” (FMVZ) coleta dos resultados e aplicação econômico-financeira no produto, realizado um comparativo de qualidade com relação à Carne Bovina. Conclui que os dados financeiros efetuados nesse trabalho apresentaram-se conclusivamente satisfatórios de maneira positiva e viável, porem se pode destacar que por ser uma atividade voltada a um mercado que apresenta características oscilatórias deve-se levar em conta a análise de risco presente neste cenário.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16690
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
STÉPHANIE NAYARA TAVARES.pdfProcesso de qualidade na carne suína no compositivo financeiro com rastreabilidade2.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.