Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16050
Title: Marketing de influência: uso de pessoas influentes na divulgação de produtos e serviços
Other Titles: Influencer marketing: use of influential people to promote products and services
Authors: BRITO, Ana Paula Ribeiro
Advisor: SILVA, Fernanda Reis da
Other contributor: SILVA, Fernanda Reis da
BORGUES, Fábio
LUCENA, Gilmar Milewski
type of document: Monografia
Keywords: Marketing on-line;Marketing de mídias sociais;Plataforma digital;Comunicação digital
Issue Date: 21-Nov-2023
Publisher: 130
Citation: BRITO, Ana Paula Ribeiro. Marketing de influência: uso de pessoas influentes na divulgação de produtos e serviços. Orientadora: Fernanda Reis da Silva. 2023. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2023.
Abstract: O presente trabalho aborda a complexidade do Marketing, sua evolução para incluir estratégias de marketing digital e, mais especificamente, o Marketing de Influência. Descreve como o Marketing é uma área abrangente e estratégico que engloba organizações e indivíduos. Ele destaca o papel dos "influenciadores digitais" como especialistas capazes de influenciar opiniões e hábitos de seguidores. O objetivo é analisar o impacto do marketing de influência nas estratégias de comunicação e promoção de marcas, considerando fatores como alcance, engajamento, transparência e mostrar vantagens da utilização do marketing de influência para as empresas. A relevância do estudo se dá pelo crescimento da presença das pessoas nas mídias sociais e a busca por conteúdo autêntico, e o marketing de influência ganha destaque como uma alternativa eficaz à publicidade tradicional e usuários que buscam recomendações e avaliações feitas por influenciadores de confiança. Isso permite que as marcas se conectem com seu público-alvo por meio de recomendações e avaliações feitas por influenciadores de confiança, atraindo a atenção de consumidores que buscam autenticidade. A metodologia consiste em fazer uma revisão de literatura, estudo de caso e aplicar um questionário. Os resultados indicam que o marketing de influência é uma ferramenta eficaz para aumentar a visibilidade e a credibilidade das marcas, gerando mais vendas e fidelização de clientes.
ABSTRACT: This work addresses the complexity of Marketing, its evolution to include digital marketing strategies and, more specifically, Influencer Marketing. Describes how Marketing is a comprehensive and strategic area that encompasses organizations and individuals. He highlights the role of "digital influencers" as experts capable of influencing the opinions and habits of followers. The objective is to analyze the impact of influencer marketing on brand communication and promotion strategies, considering factors such as reach, engagement, transparency and showing the advantages of using influencer marketing for companies. The relevance of the study is due to the growth in people's presence on social media and the search for authentic content, and influencer marketing stands out as an effective alternative to traditional advertising and users who seek recommendations and reviews made by trusted influencers. This allows brands to connect with their target audience through recommendations and reviews from trusted influencers, attracting the attention of consumers seeking authenticity. The methodology consists of carrying out a literature review, case study and applying a questionnaire. The results indicate that influencer marketing is an effective tool for increasing the visibility and credibility of brands, generating more sales and customer loyalty.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16050
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_comercial_2023_2_ana_paula_ribeiro_brito_marketing_de_influencia_uso_de_pessoas.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.