Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15650
Título: Preparações com ora-pro-nóbis no tratamento da diabetes mellitus tipo 2
Título(s) alternativo(s): Preparations with ora-pro-nóbis in the treatment of type 2 diabetes mellitus
Autor(es): SOUZA, Beatriz Ferreira de
DUTRA, Gabriella de Souza
OLIVEIRA, Geovanna Ulli de Souza
Orientador(es): ALMEIDA, Aline Dânima de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Diabetes mellitus;Planta alimentícias;Fibras na dieta;Alimentos não convencionais;Dieta para diabéticos
Data do documento: 5-Dez-2023
Editor: 115
Referência Bibliográfica: SOUZA, Beatriz Ferreira de; DUTRA, Gabriella de Souza; OLIVEIRA, Geovanna Ulli de Souza. Preparações com ora-pro-nóbis no tratamento da diabetes mellitus tipo 2. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2023.
Resumo: Foi desenvolvido no trabalho de conclusão de curso preparações com o intuito de auxiliar no tratamento da diabetes mellitus tipo 2. A partir de estudos e pesquisas sobre a diabetes mellitus tipo 2, foram desenvolvidas as receitas de suco de limão com ora-pro-nóbis e a almôndega de carne com ora-pro-nóbis. A ora-pro-nóbis é uma PANC (planta alimentícia não convencional) e pertence à família das Cactáceas tendo em sua composição um alto valor de fibras e proteínas podendo auxiliar no controle da glicemia. A almôndega de carne bovina com ora-pro-nóbis possui um valor energético de 32,8 calorias, 3 gramas de carboidratos e 3 gramas de proteína em 15 gramas de porção, já o suco de limão com ora-pro-nóbis possui um valor energético de 4,89 calorias, 1,1 gramas de carboidratos e 0,1 gramas de proteína em 50ml da porção. Foram realizadas análises sensoriais com 45 indivíduos sendo 66,7 do sexo feminino e 33,3 do sexo masculino, sendo a maioria de 17 e 18 anos. O resultado da análise sensorial da almôndega teve alta aprovação dos participantes por conta de seu sabor, no entanto o suco de limão com ora-pro-nóbis obteve um índice maior na aprovação da textura. Com isso, a partir do estudo realizado foram obtidos bons resultados no desenvolvimento das duas preparações com ora-pro-nóbis. Assim, a almôndega preparada apresentou 8% da necessidade de fibra alimentar de uma dieta de 2000 calorias, já o suco não possui um alto valor de fibras alimentares na sua preparação. Compreende-se que as preparações realizadas com ora-pro-nóbis podem contribuir para um melhor estilo de vida, com uma alimentação saudável, visto que colaboram com o controle da glicemia no sangue, sendo uma ótima alternativa para os portadores da diabetes mellitus tipo 2.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15650
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemnutricaoedietetica_2023_beatrizsouza_preparacoescomorapronobisnotratamento.pdf667.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.