Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15451
Title: Marketing sensorial: a imagem digital da marca e o sentido da visão no comércio de lanchonetes e padarias na região central de Santa Bárbara d’Oeste
Other Titles: Sensory marketing: the digital image of the brand and the sense of vision in the cafeteria and bakery trade in the central region of Santa Bárbara d’Oeste
Authors: MARIANO, Clara Sass Mariano
NAVARRO, Vitória Bombacini
Advisor: ANDRADE, Sanete Irani
Other contributor: BERLANDI, Arielly Ferreira Correa
CAETANO, Luiz Carlos
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Mídia eletrônica;Redes sociais
Issue Date: 27-Nov-2023
Publisher: 004
Citation: MARIANO, Clara Sass, NAVARRO, Vitória Bombacini. Marketing sensorial: a imagem digital da marca e o sentido da visão no comércio de lanchonetes e padarias na região central de Santa Bárbara d’Oeste, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2023.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso é uma atividade obrigatória que reúne objetivos, desenvolvimento e aperfeiçoamento do curso de Gestão Empresarial, vinculado à Faculdade de Tecnologia Fatec – unidade situada em Americana - SP, orientado pela prof. Dra. Sanete Irani de Andrade. A produção da tese, referente ao tema MARKETING SENSORIAL: A imagem digital da marca e o sentido da visão no comércio de lanchonetes e padarias na região central de Santa Bárbara d’Oeste - SP, que tem como objetivo identificar a importância do marketing digital, focando no sentido da visão nas mídias sociais dos estabelecimentos de alimentação da cidade de Santa Bárbara d’Oeste - SP. Dentro dos assuntos abordados enfatizaram a importância do marketing, e como a visão afeta na decisão do cliente ao escolher um estabelecimento para fazer uma refeição. Ao decorrer do texto utilizaram conceitos sobre o marketing, marketing sensorial focalizando no sentido da visão, significados das cores e o comportamento do comércio durante e pós pandemia de 2022. Para validação do objetivo deste trabalho, foram apresentados dados coletados através de uma pesquisa de campo, afirmando a influência que o sentido da visão tem sobre a definição de um local para consumo de alimentos, após o cliente realizar uma análise nas redes sociais, sendo elas: Instagram (principal canal utilizado para entretenimento), WhatsApp e Facebook, considerando as informações presentes e necessárias para o consumo de lanches, bebidas quentes e frias.
This course completion work is a compulsory activity that brings together the objectives, development and improvement of the Business Management course, linked to the Fatec Technology Faculty - unit located in Americana - SP, supervised by Prof. Dr. Sanete Irani de Andrade. The production of the thesis, on the theme SENSORY MARKETING: The digital image of the brand and the sense of sight in the snack bar and bakery trade in the central region of Santa Bárbara d’Oeste - SP, which aims to identify the importance of digital marketing, focusing on the sense of sight in the social media of food establishments in the city of Santa Bárbara d’Oeste - SP. The subjects covered emphasized the importance of marketing, and how vision affects the customer's decision when choosing an establishment to eat in. Throughout the text they used concepts about marketing, sensory marketing focusing on the sense of sight, the meanings of colors and the behavior of commerce during and after the 2022 pandemic. In order to validate the objective of this work, data collected through field research was presented, affirming the influence that the sense of sight has on the definition of a place for food consumption, after the customer carried out an analysis on social networks: Instagram (the main channel used for entertainment), WhatsApp and Facebook, considering the information present and necessary for the consumption of snacks, hot and cold drinks.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15451
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20232S_Clara Sass Mariano_OD1799.pdf6.44 MBAdobe PDFView/Open
TA - Clara Sass Mariano.pdf
  Restricted Access
952.62 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.