Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15444
Title: Estratégias de marketing educacional: estudo da utilização do mix de marketing na Fatec Americana
Other Titles: Educational marketing strategies: study of the use of the marketing mix at Fatec Americana
Authors: SILVA, Angelita Oliveira da
FLORES, Tenille Klingohr
Advisor: ANDRADE, Sanete Irani
Other contributor: MIRANDOLA, Fernando
CAETANO, Luiz Carlos
type of document: Monografia
Keywords: Educação;Marketing;Ensino superior
Issue Date: 29-Nov-2023
Publisher: 004
Citation: SILVA, Angelita Oliveira, FLORES, Tenille Klingohr. Estratégias de marketing educacional: estudo da utilização do mix de marketing na Fatec Americana, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2023.
Abstract: O mercado educacional tem passado por diversas mudanças tanto na oferta de cursos, modalidade desta oferta, bem como na adaptação ao comportamento do consumidor; e a concorrência também se encontra em constante evolução. Com isto, é necessário que as organizações educacionais busquem, por soluções para superar as dificuldades e continuar estáveis no mercado e assim, alcançar seus objetivos, buscando conquistar e fidelizar os seus clientes (no caso, alunos). Este trabalho pretendeu expor a importância da aplicação de ações de marketing, com o objetivo de ajudar uma instituição de estudo pública na manutenção e captação de alunos, promovendo assim sua imagem e destacando os seus diferenciais competitivos. O presente trabalho foi criado com técnicas de estudo de campo com a aplicação de uma pesquisa descritiva. Os resultados das pesquisas foram discutidos e interpretados. Foi concluído que a instituição, objeto deste estudo, precisa permanentemente dar continuidade às suas ações de marketing, usando as ferramentas voltadas ao marketing educacional tais como pesquisa de mercado, publicidade, promoção, relações públicas, marketing de conteúdo, mídias sociais e e-mail marketing, para ampliar a divulgação da sua imagem bem como dos cursos por ela oferecidos.
The competition in the educational segment market is constantly increasing. Therefore, it is necessary for organizations to look for solutions to overcome the difficulties and remain derivative in the market and thus achieve their goals, seeking to win and retain their customers. This work intends to expose the importance of applying marketing actions, with the objective of helping the institution of study in the maintenance and attraction of students, thus promoting its image, and highlighting its competitive differentials. The present work was created with field study techniques with the application of descriptive research. The research results were discussed and interpreted. It was concluded that Fatec Americana of continuity marketing, using some educational marketing tools such as market research, advertising, promotion, public relations, content marketing, social media, and email marketing, expanded the dissemination of the image and courses offered.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15444
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20232S_Angelita Oliveira da Silva_OD1795.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open
TA - Angelita Oliveira da Silva.pdf
  Restricted Access
905.08 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.