Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15320
Title: Construção de um nebulizador com aquecimento para desinfecção de equipamentos médicos com quaternário de amônio
Other Titles: Construction of a heating nebulizer for disinfection of medical equipment with ammonium quartannary
Authors: RODRIGUES, Brenno Othávio da Silva
PEREIRA, Eliane Egídio
PASTRE, Helder dos Santos
Advisor: ALMEIDA, Rogéria Maria Alves de
DIMAN, Rafael Balan
type of document: Artigo científico
Keywords: Desinfecção da água;Microbiologia;Técnicas microbiológicas;Infecções respiratórias;Insuficiência respiratória;Sistema respiratório;Estufas
Issue Date: 12-Dec-2023
Publisher: 196
Citation: RODRIGUES, Brenno Othávio da Silva; PEREIRA, Eliane Egídio; PASTRE, Helder dos Santos. Construção de um nebulizador com aquecimento para desinfecção de equipamentos médicos com quaternário de amônio. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2023.
Abstract: O objetivo desse projeto é a construção de um nebulizador com aquecimento, para desinfecção de equipamentos médicos com quaternário de amônio, com testes microbiológicos para testar a eficiência da desinfecção com estudos comparativos utilizando quaternário de amônio com e sem nebulização e aquecimento. Foi construído um nebulizador com termostato, com base nos modelos comerciais, utilizados para tratamento de infecções do trato respiratório. Os testes microbiológicos utilizando a superfície de uma porta de uma estufa bacteriológica, onde foram feitas coletas no processo de pré-desinfecção, utilizando 4 moldes vazados (10x10cm), para o grupo A (quaternário de amônio nebulizado e aquecida) e 4 moldes para o grupo B (quaternário de amônio nebulizado e em temperatura ambiente), que foram contaminados com suspensão de S.aureus, (escala 0,5 de Mac Farland com diluição de 1:10) com coletas feitas após 5 minutos e 10 minutos pré-desinfecção com quaternário de amônio, em ambos os grupos A e B. Após o período de 5 e 10 minutos, foram coletadas as amostras no interior dos moldes vazados dos grupos A e B, com auxílio de swabs estéreis previamente umedecidos em água estéril, e em seguida as amostras foram semeadas em ágar nutriente, incubadas a 37°C por 24-48 horas. Após o período de incubação foi realizada a contagem de UFC/cm², com o auxílio de um contador de colônias (CP Plus 600). Foram feitos testes controles utilizando água estéril no nebulizador a temperatura de 40, 50 e 60 0C. Os resultados indicaram que o processo de desinfecção com quaternário de amônio nebulizado e aquecido foi altamente eficiente com redução de UFC/cm2 de 82 a 99,22%. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o nebulizador aquecido foi altamente eficaz no processo de desinfeção da superfície de uma estufa bacteriológica, aliado ao fato do equipamento fazer uma nebulização homogênea do desinfetante e ter um aquecimento preciso, mediante um termostato, que melhora o processo de desinfecção.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15320
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sistemasbiomedicos_2023_2_brennorodrigues_construcaodeumnebulizador.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.