Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15100
Title: O impacto do e-commerce pós pandemia do Covid-19 no estado de São Paulo
Other Titles: The impact of COVID-19 post pandemic e-commerce in the state of São Paulo
Authors: OLIVEIRA, Rafaela Merino de
SANTOS, Maxsuel Henrique Rodrigues dos
RAMO, Kaique Correia do
CHAGAS, Jarides Gabriel dos Santos Ferreira
SILVA, Danilo Matos da
SILVA, Beatriz da
Advisor: VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
type of document: Monografia
Keywords: Comércio eletrônico;Pandemias;Logistica empresarial
Issue Date: Jun-2023
Publisher: 199
Citation: SILVA, Beatriz da. SILVA, Danilo Matos da. CHAGAS, Jarides Gabriel dos Santos Ferreira. RAMO, Kaique Correia do. SANTOS, Maxsuel Henrique Rodrigues dos. OLIVEIRA, Rafaela Merino de. O impacto do e-commerce pós pandemia do Covid-19 no estado de São Paulo, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023
Abstract: O e-commerce ou comércio digital é a venda online de produtos ou serviços. Durante a pandemia o e-commerce foi muito necessário para a maioria das empresas, já que o governo do Brasil mandou com que elas fechassem as portas e devido a isso a maioria das empresas optaram por vender de forma digital, fazendo assim com que não caísse o índice de vendas delas. Como essas empresas investiram no comercio digital, elas também precisaram investir na logística de distribuição e em toda cadeia de suprimentos, visando maximizar seus ganhos e tentar sair na frente no mercado digital. A logística de distribuição desempenha um papel crucial no comércio eletrônico, garantindo a entrega eficiente dos produtos aos consumidores. A pandemia trouxe desafios para essa área. O crescimento repentino da demanda online sobrecarregou a capacidade logística das empresas, resultando em atrasos nas entregas. A cadeia de suprimentos também foi impactada. A obtenção de matérias- primas, produção e distribuição dos produtos enfrentaram desafios devido à escassez de materiais, fechamento de fábricas e restrições de transporte. Isso afetou a capacidade das empresas de atender à demanda de seus clientes. Para enfrentar esses desafios, as organizações adotaram estratégias como a automação e o uso de tecnologias avançadas na gestão da cadeia de suprimentos (supply chain). Nos dias atuais, o comércio digital é atualmente um dos canais de venda que tem mais potencial, surgindo novas modalidades como o Drop-shipping, e dando muitas oportunidades para pequenas empresas e pessoas que desejam começar um negócio próprio do zero
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15100
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2023_1_e-t_beatrizdasilva_oimpactodoecommerce.pdf538.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.