Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1496
Título: Jogos de realidade alternativa para a educação
Título(s) alternativo(s): Alternative reality games for education
Autor(es): CORDEIRO, Ana Carolina de Barros
Orientador(es): SAÉS, Maria Elizete Luz
Outro(s) contribuidor(es): FORTE, Cleberson Eugênio
SOFFNER, Renato Kraide
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Informática - educação;Jogos eletrônicos;Jogos de realidade alternativa
Data do documento: 25-Jun-2012
Editor: 004
Referência Bibliográfica: CORDEIRO, Ana Carolina de Barros. Jogos de realidade alternativa para a educação, 2012. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2012
Resumo: As mudanças que ocorrem na sociedade, decorrentes dos avanços tecnológicos, têm causado uma profunda transformação nas relações interpessoais e nas diferentes áreas do saber, inclusive nas que permeiam a educação. Utilizando-se deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo focalizar o uso de tecnologias de comunicação e informação nos processos educacionais, de uma maneira geral, e, em especial, a utilização de elementos lúdicos presentes em Jogos de Realidade Alternativa (ARGs). Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do universo lúdico dos ARGs e levantados exemplos teóricos e práticos sobre metodologias de ensino baseadas em jogos digitais. A partir dos pressupostos teóricos evidenciados e dos exemplos nos quais o trabalho se embasa, será possível observar que a atuação dos educadores que utilizam mecânicas de jogos para a aprendizagem pode beneficiar todos os envolvidos no processo; para tanto, alguns paradigmas da educação precisam ser questionados, para que novas posturas de trabalho e aprendizagem colaborativa possam ser adotadas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1496
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20121S_CORDEIROAnaCarolinadeBarros_TCCPD1151.pdf755.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.