Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1496
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SAÉS, Maria Elizete Luz | pt.br |
dc.contributor.author | CORDEIRO, Ana Carolina de Barros | |
dc.contributor.other | FORTE, Cleberson Eugênio | pt.br |
dc.contributor.other | SOFFNER, Renato Kraide | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-09-20T18:54:47Z | |
dc.date.available | 2017-09-20T18:54:47Z | |
dc.date.issued | 2012-06-25 | |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Ana Carolina de Barros. Jogos de realidade alternativa para a educação, 2012. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1496 | |
dc.description.abstract | As mudanças que ocorrem na sociedade, decorrentes dos avanços tecnológicos, têm causado uma profunda transformação nas relações interpessoais e nas diferentes áreas do saber, inclusive nas que permeiam a educação. Utilizando-se deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo focalizar o uso de tecnologias de comunicação e informação nos processos educacionais, de uma maneira geral, e, em especial, a utilização de elementos lúdicos presentes em Jogos de Realidade Alternativa (ARGs). Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do universo lúdico dos ARGs e levantados exemplos teóricos e práticos sobre metodologias de ensino baseadas em jogos digitais. A partir dos pressupostos teóricos evidenciados e dos exemplos nos quais o trabalho se embasa, será possível observar que a atuação dos educadores que utilizam mecânicas de jogos para a aprendizagem pode beneficiar todos os envolvidos no processo; para tanto, alguns paradigmas da educação precisam ser questionados, para que novas posturas de trabalho e aprendizagem colaborativa possam ser adotadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Informática - educação | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Jogos de realidade alternativa | |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Jogos de realidade alternativa para a educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Alternative reality games for education | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20121S_CORDEIROAnaCarolinadeBarros_TCCPD1151.pdf | 755.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.