Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1496
Title: Jogos de realidade alternativa para a educação
Other Titles: Alternative reality games for education
Authors: CORDEIRO, Ana Carolina de Barros
Advisor: SAÉS, Maria Elizete Luz
Other contributor: FORTE, Cleberson Eugênio
SOFFNER, Renato Kraide
type of document: Monografia
Keywords: Informática - educação;Jogos eletrônicos;Jogos de realidade alternativa
Issue Date: 25-Jun-2012
Publisher: 004
Citation: CORDEIRO, Ana Carolina de Barros. Jogos de realidade alternativa para a educação, 2012. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2012
Abstract: As mudanças que ocorrem na sociedade, decorrentes dos avanços tecnológicos, têm causado uma profunda transformação nas relações interpessoais e nas diferentes áreas do saber, inclusive nas que permeiam a educação. Utilizando-se deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo focalizar o uso de tecnologias de comunicação e informação nos processos educacionais, de uma maneira geral, e, em especial, a utilização de elementos lúdicos presentes em Jogos de Realidade Alternativa (ARGs). Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do universo lúdico dos ARGs e levantados exemplos teóricos e práticos sobre metodologias de ensino baseadas em jogos digitais. A partir dos pressupostos teóricos evidenciados e dos exemplos nos quais o trabalho se embasa, será possível observar que a atuação dos educadores que utilizam mecânicas de jogos para a aprendizagem pode beneficiar todos os envolvidos no processo; para tanto, alguns paradigmas da educação precisam ser questionados, para que novas posturas de trabalho e aprendizagem colaborativa possam ser adotadas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1496
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20121S_CORDEIROAnaCarolinadeBarros_TCCPD1151.pdf755.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.