Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14892
Título: | Desenvolvimento e evolução da metodologia de ensino a partir de testes de personalidade |
Título(s) alternativo(s): | Development and evolution of teaching methodology based on personality tests |
Autor(es): | TOGNON, Manoela Caldas SILVA, Mislleny Cristina Traqui da BRITO, Nathalia Abadia SOUZA, Samuel Jacobucci Quiles de SILVA, Yasmin Ricci |
Orientador(es): | SILVA, Amanda Rodrigues da SEBASTIÃO, Wagner Gomes |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem;Ensino;Ambiente escolar;Personalidade |
Data do documento: | 29-Nov-2022 |
Editor: | 115 |
Referência Bibliográfica: | TOGNON, Manoela Caldas; SILVA, Mislleny Cristina Traqui da; BRITO, Nathalia Abadia; SOUZA, Samuel Jacobucci Quiles de; SILVA; Yasmin Ricci. Desenvolvimento e evolução da metodologia de ensino a partir de testes de personalidade. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2022. |
Resumo: | Este projeto traz a possibilidade de melhoria do ensino nas escolas por meio de uma metodologia alternativa, que utiliza as personalidades dos estudantes. Viu-se a necessidade de evolução no sistema educacional ao perceber-se que os estudantes estão cada dia mais desmotivados, apresentam dificuldades de absorção e assimilação dos conteúdos ou não conseguem se adequar aos métodos avaliativos, prejudicando a qualidade do seu aprendizado. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino médio técnico de Hortolândia (SP) por meio de questionários sobre as preferências dos alunos em sala de aula e seu perfil psicológico Myer-Briggs Type Indicator (MBTI), que foi o teste utilizado para conhecer as características psicológicas dos indivíduos. Os dados da pesquisa foram analisados e definiu-se as personalidades que se encontravam em maior quantidade; com base nos resultados obtidos e o auxílio de um docente foi feita uma aula adaptada aos tipos psicológicos predominantes, de forma que tanto o professor quanto os alunos pudessem experienciar esse novo método de aula. Assim, este projeto traz a apresentação dos resultados obtidos e conclusões construídas acerca do tema e hipóteses analisadas. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14892 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnicoemadministracao_2022_2_manoelatognon_desenvolvimentoeevolucaodametodologiadeensinoapartir_restrito.pdf Restricted Access | 344.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.