Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14892
Título: Desenvolvimento e evolução da metodologia de ensino a partir de testes de personalidade
Título(s) alternativo(s): Development and evolution of teaching methodology based on personality tests
Autor(es): TOGNON, Manoela Caldas
SILVA, Mislleny Cristina Traqui da
BRITO, Nathalia Abadia
SOUZA, Samuel Jacobucci Quiles de
SILVA, Yasmin Ricci
Orientador(es): SILVA, Amanda Rodrigues da
SEBASTIÃO, Wagner Gomes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem;Ensino;Ambiente escolar;Personalidade
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: 115
Referência Bibliográfica: TOGNON, Manoela Caldas; SILVA, Mislleny Cristina Traqui da; BRITO, Nathalia Abadia; SOUZA, Samuel Jacobucci Quiles de; SILVA; Yasmin Ricci. Desenvolvimento e evolução da metodologia de ensino a partir de testes de personalidade. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2022.
Resumo: Este projeto traz a possibilidade de melhoria do ensino nas escolas por meio de uma metodologia alternativa, que utiliza as personalidades dos estudantes. Viu-se a necessidade de evolução no sistema educacional ao perceber-se que os estudantes estão cada dia mais desmotivados, apresentam dificuldades de absorção e assimilação dos conteúdos ou não conseguem se adequar aos métodos avaliativos, prejudicando a qualidade do seu aprendizado. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino médio técnico de Hortolândia (SP) por meio de questionários sobre as preferências dos alunos em sala de aula e seu perfil psicológico Myer-Briggs Type Indicator (MBTI), que foi o teste utilizado para conhecer as características psicológicas dos indivíduos. Os dados da pesquisa foram analisados e definiu-se as personalidades que se encontravam em maior quantidade; com base nos resultados obtidos e o auxílio de um docente foi feita uma aula adaptada aos tipos psicológicos predominantes, de forma que tanto o professor quanto os alunos pudessem experienciar esse novo método de aula. Assim, este projeto traz a apresentação dos resultados obtidos e conclusões construídas acerca do tema e hipóteses analisadas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14892
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemadministracao_2022_2_manoelatognon_desenvolvimentoeevolucaodametodologiadeensinoapartir_restrito.pdf
  Restricted Access
344.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.