Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Amanda Rodrigues da-
dc.contributor.advisorSEBASTIÃO, Wagner Gomes-
dc.contributor.authorTOGNON, Manoela Caldas-
dc.contributor.authorSILVA, Mislleny Cristina Traqui da-
dc.contributor.authorBRITO, Nathalia Abadia-
dc.contributor.authorSOUZA, Samuel Jacobucci Quiles de-
dc.contributor.authorSILVA, Yasmin Ricci-
dc.date.accessioned2023-10-20T18:22:48Z-
dc.date.available2023-10-20T18:22:48Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationTOGNON, Manoela Caldas; SILVA, Mislleny Cristina Traqui da; BRITO, Nathalia Abadia; SOUZA, Samuel Jacobucci Quiles de; SILVA; Yasmin Ricci. Desenvolvimento e evolução da metodologia de ensino a partir de testes de personalidade. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14892-
dc.description.abstractEste projeto traz a possibilidade de melhoria do ensino nas escolas por meio de uma metodologia alternativa, que utiliza as personalidades dos estudantes. Viu-se a necessidade de evolução no sistema educacional ao perceber-se que os estudantes estão cada dia mais desmotivados, apresentam dificuldades de absorção e assimilação dos conteúdos ou não conseguem se adequar aos métodos avaliativos, prejudicando a qualidade do seu aprendizado. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino médio técnico de Hortolândia (SP) por meio de questionários sobre as preferências dos alunos em sala de aula e seu perfil psicológico Myer-Briggs Type Indicator (MBTI), que foi o teste utilizado para conhecer as características psicológicas dos indivíduos. Os dados da pesquisa foram analisados e definiu-se as personalidades que se encontravam em maior quantidade; com base nos resultados obtidos e o auxílio de um docente foi feita uma aula adaptada aos tipos psicológicos predominantes, de forma que tanto o professor quanto os alunos pudessem experienciar esse novo método de aula. Assim, este projeto traz a apresentação dos resultados obtidos e conclusões construídas acerca do tema e hipóteses analisadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher115pt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleDesenvolvimento e evolução da metodologia de ensino a partir de testes de personalidadept_BR
dc.title.alternativeDevelopment and evolution of teaching methodology based on personality testspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnicoemadministracao_2022_2_manoelatognon_desenvolvimentoeevolucaodametodologiadeensinoapartir_restrito.pdf
  Restricted Access
344.42 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.