Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14849
Título: Adaptação de um biscoito recheado com a utilização de farinha de casca de maracujá para diabéticos
Título(s) alternativo(s): Adaptation of a biscuit filled with passion fruit peel flour for diabetics
Autor(es): PATEZ, Daniela de Souza
SOARES, Gabriel Augusto Dantas
SOUSA, Gabryelle Ferreira
SILVA, Iclebiane Pereira da
SOUZA, Larissa Leite Tomé Sabino de
LIMA, Thauany Fonseca de
Orientador(es): FIORETI, Ana Paula
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Diabetes mellitus;Fibras na dieta;Farinhas;Alimentos industrializados
Data do documento: 14-Jun-2023
Editor: 115
Referência Bibliográfica: PATEZ, Daniela de Souza; SOARES, Gabriel Augusto Dantas; SOUSA, Gabryelle Ferreira; SILVA, Iclebiane Pereira da; SOUZA, Larissa Leite Tomé Sabino de; LIMA, Thauany Fonseca de. Adaptação de um biscoito recheado com a utilização de farinha de casca de maracujá para diabéticos. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2023.
Resumo: A Diabetes Mellitus é caracterizada como uma concentração elevada de glicose no sangue que ocasiona complicações no corpo do indivíduo. Ela é apresentada pelo Tipo 1 que acomete principalmente crianças e adolescentes devido à ausência de insulina produzida pelo pâncreas; o Tipo 2 acomete em grande maioria adultos e idosos devido a redução da sensibilidade dos tecidos alvos ao efeito da insulina e a Diabete Gestacional ocorre em mulheres gestantes devido ao aumento da resistência à insulina causada por hormônios produzidos pela placenta. No Brasil, a Diabetes Mellitus apresenta destaque nas regiões Sul e Sudeste, principalmente em indivíduo obesos e idosos com mais de 60 anos, as Regiões Norte e Nordeste também apresentam muitos indivíduos diabéticos que recebem o diagnóstico de forma tardia. Diante disso, o objetivo do nosso trabalho foi adaptar uma receita de biscoito recheado utilizando a farinha da casca de maracujá complementada com a farinha de aveia para consumo de indivíduos diabéticos. Utilizamos pesquisas acadêmicas para aprimorar nosso conhecimento no assunto, livros e sites de receitas culinárias para o preparo da receita. Realizamos uma análise sensorial com o biscoito produzido, sendo analisado os quesitos aroma, textura, sabor, aparência e impressão global em um público de quarenta e cinco participantes, onde obtivemos uma nota de 7,4 no quesito impressão global onde se analisa todo o conjunto.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14849
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemnutricaoedietetica_2023_1_danielapatez_adaptaçãodeumbiscoitorecheadocom.pdf305.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.