Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14848
Title: Adaptação de uma receita contendo Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) como incentivo à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)
Other Titles: Adaptation of a recipe containing Non-Conventional Food Plant (PANC) as an incentive for Food and Nutritional Security (SAN)
Authors: SANTOS, Beatriz Samara Rodrigues dos
COSTA, Fabrício Henrique Gonçalves Santos da
PSZYBYLSKI, Marcos
SANTOS, Maria Creuza Barbosa dos
FELIPPE, Talita Berti
Advisor: ALMEIDA, Aline Dânima
FIORETI, Ana Paula
type of document: Monografia
Keywords: Segurança alimentar;Planta alimentícias;Políticas públicas;Alimentação alternativa
Issue Date: 14-Jun-2023
Publisher: 115
Citation: SANTOS, Beatriz Samara Rodrigues dos; COSTA, Fabrício Henrique Gonçalves Santos da; PSZYBYLSKI, Marcos; SANTOS, Maria Creuza Barbosa dos; FELIPPE, Talita Berti. Adaptação de uma receita contendo Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) como incentivo à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2023.
Abstract: Durante a pandemia de COVID-19, os casos de insegurança alimentar e nutricional aumentou em todo o mundo, mais agravado em regiões com escassez de recursos naturais e políticas de combate à fome. Mas antes disso, o Brasil já enfrentou um aumento constatado pela Pesquisa de Orçamentos Familiares, que apontou um aumento de 13,2% entre as edições de 2013 e 2018. As famílias brasileiras cada vez mais carentes de alimentação rica em nutrientes saudáveis, ficam reféns de políticas públicas que podem apresentar falhas e não oferecer o suporte necessário para suas necessidades. O Brasil é sabidamente conhecido por sua riqueza de flora, mas parte do conhecimento de como aproveitar essa riqueza se perde com a falta de uso. Tradições do uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), antes passada de pais para filhos, se perderam em uma sociedade mais adaptada ao consumo de produtos minimamente ou totalmente processados encontrados nos supermercados, o que dificulta o acesso seguro e contínuo a alimentos em quantidade para suprir suas carências nutricionais. A ora-pro-nóbis é um ótimo exemplar de PANC que é encontrada em todo o Brasil, com fácil cultivo, rica em nutrientes e muito versátil, podendo ser consumida de diversas maneiras, com diferentes apresentações.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14848
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnicoemnutricaoedietetica_2023_1_beatrizsantos_adaptaçãodeumareceitacontendoplanta.pdf508.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.