Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14502
Title: Inovação como estratégia de competitividade
Other Titles: Innovation as a competitiveness strategy
Authors: SILVA, Caroline Gregório da
Advisor: SILVA, Marcel Santos
Other contributor: SILVA, Marcel Santos
SILVA, Fernanda Reis da
CORAÍNI, Gustavo Adolfo Mesquita Serva
type of document: Monografia
Keywords: Inovação;Gestão da inovação;Competitividade;Estratégia organizacional
Issue Date: 17-Jun-2023
Publisher: 130
Citation: SILVA, Caroline Gregorio da. Inovação como estratégia de competitividade. Orientador: Marcel Santos Silva. 2023. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2023.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo apresentar um estudo sobre como a inovação nas empresas é extremamente importante para seus negócios. Atualmente, pequenas, médias e grandes empresas devem possuir algumas vantagens competitivas para se sustentar no mercado, onde os gestores buscam novas soluções estratégicas, e assim conseguem manter o nível de competitividade exigido dentro das organizações. A competitividade empresarial é importante para a sustentabilidade do negócio. Esse fenômeno obriga as empresas a competir pelas preferências dos consumidores, é o que alimenta o mercado e o mantém em constante evolução. É fundamental que as empresas estejam atentas às tendências do mercado, às mudanças sociais e econômicas e às necessidades de seus consumidores, fatores que as motivam a ser cada vez mais inovadoras. Visto que a inovação é considerada uma grande oportunidade de estratégia em busca de vantagem competitiva, esta monografia tem como objetivo identificar os conceitos, teorias e características da inovação, suas ferramentas, algumas formas de criatividade e competitividade para que as empresas possam se manter ativas no mercado inovador e altamente competitivo. Após o levantamento de algumas teorias de alguns autores, concluiu-se que as pequenas empresas devem se certificar de que seus produtos ou serviços sejam atualizados e redesenhados para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Pode-se observar que a inovação é uma excelente forma de obter melhorias no mercado adotando a inovação como estratégia.
This work aimed to present a study on how innovation in companies is extremely important for their business. Currently, small, medium and large companies must have some competitive advantages to sustain themselves in the market, where investors seek new strategic solutions, and thus manage to maintain the level of competitiveness required within organizations. Business competitiveness is important for business sustainability. This forces companies to compete for consumer preferences, which is what fuels the market and keeps it constantly evolving. It is essential that companies are aware of market trends, social and economic changes and the needs of their consumers, factors that motivate them to be increasingly innovative. Since innovation is considered a great strategy opportunity in search of competitive advantage, this monograph aims to identify the concepts, theories and characteristics of innovation, its, some forms of creativity and competitiveness so that companies can remain active in the innovative and highly competitive market. After surveying some theories from some authors, it was concluded that small businesses must make sure that their products or services are updated and redesigned to provide a better customer experience. We can see that innovation is an excellent way to obtain improvements in the market by adopting innovation as a strategy.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14502
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_comercial_2023_1_caroline_gregorio_da_silva_inovacao_como_estrategia.pdf262.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.