Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14468
Title: E-commerce: a migração do comercio físico para as plataformas de vendas online
Other Titles: E-commerce: the migration of physical commerce to online sales platforms
Authors: DOMINGOS, Alessandro Donizete
Advisor: SILVA, Marcel Santos
Other contributor: SILVA, Marcel Santos
WOIDA, Luana Maia
CORAÍNI, Gustavo Adolfo Mesquita Serva
type of document: Monografia
Keywords: Comércio eletrônico;Vendas;Sistemas ERP
Issue Date: 17-Jun-2023
Publisher: 130
Citation: DOMINGOS, Alessandro Donizete. E-commerce: a migração do comercio físico para as plataformas de vendas online. Orientador: Marcel Santos Silva. 2023. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2023.
Abstract: Introdução: Com a consolidação da era digital, 80 mil novas lojas virtuais foram criadas em 2022, segundo a ABComm (2023). Em abril, os pedidos online cresceram 7% e, de março a abril, foram 25 milhões de pedidos em lojas virtuais. O número de clientes que fizeram pelo menos uma compra online subiu para 1 milhão. Nesse contexto, para alcançar novos mercados e visibilidade junto ao seu público-alvo, as empresas principalmente as do comércio varejistas tem migrado suas operações para o comércio eletrônico (lojas virtuais) e também nas plataformas de Marketplaces como o Mercado Livre, Amazon, Americanas, entre outras. (RESULTADOS DIGITAIS 2021). Objetivos: Mostra-se nesta pesquisa qual a importância de as empresas migrarem para o E-commerce se beneficiando das vendas efetuadas pelas plataformas online e se elas conseguem fidelizar seus clientes Metodologia/Desenvolvimento: Quanto aos procedimentos técnicos, foi inicialmente feita uma pesquisa bibliográfica, abrangendo artigos, livros e ferramentas de busca dá na internet e outros recursos relacionados aos temas de autores especializados nessas áreas. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo com o empreendedor da cidade de Pompéia, que começou atuar na área de vendas online no ano de 2019. O questionário foi aplicado utilizando a ferramenta Google Forms, pontuando cada etapa necessárias dentro da sua empresa, cujos resultados serão demonstrados por meio de um resumo e utilizando a análise descritiva para melhor interpretação. Resultados: Um dos principais problemas enfrentados pelos e-commerces é a gestão de estoque. Com o avanço constante das tecnologias são muitas as ferramentas disponíveis para o e-commerce entre as quais o ERP, CRM, automação logística, entre muitas outras. Por isso, precisamos compreender a importância da integração das ferramentas do e-commerce. Considerações Finais: Nesse contexto é possível considerar e conclui que existem diversas empresas especializadas em soluções tecnológicas para e-commerce, também existem empresas que fornecem a integração. E o melhor, há empresas que oferecem os dois serviços de uma só vez. O importante é contar com soluções fáceis de usar, que promovam uma adaptação facilitada para o negócio. E o mais importante: que realmente solucionem as demandas do seu e-commerce.
Introduction: With the consolidation of the digital era, 80 thousand new virtual stores were created in 2022, according to ABComm (2023). In April, online orders grew 7% and, from March to April, there were 25 million orders in virtual stores. The number of customers who made at least one online purchase rose to 1 million. In this context, to reach new markets and visibility among their target audience, companies, especially those in retail commerce, have migrated their operations to e-commerce (virtual stores) and also on Marketplace platforms such as Mercado Livre, Amazon, Americanas, among others. (DIGITAL RESULTS 2021). Objectives: This research shows the importance of companies migrating to E-commerce, benefiting from sales made through online platforms and whether they can retain their customers Methodology/Development: Regarding technical procedures, a bibliographical research was initially carried out, covering articles, books and internet search tools and other resources related to topics from authors specializing in these areas. Next, field research was carried out with the entrepreneur from the city of Pompéia, who began working in the online sales area in 2019. The questionnaire was applied using the Google Forms tool, scoring each necessary step within his company, the results of which will be demonstrated through a summary and using descriptive analysis for better interpretation. Results: One of the main problems faced by e-commerces is inventory management. With the constant advancement of technologies, there are many tools available for e-commerce, including ERP, CRM, logistics automation, among many others. Therefore, we need to understand the importance of integrating e-commerce tools. Final Considerations: In this context, it is possible to consider and conclude that there are several companies specialized in technological solutions for e-commerce, and there are also companies that provide integration. And best of all, there are companies that offer both services at once. The important thing is to have easy-to-use solutions that promote easy adaptation for the business. And most importantly: that they really solve the demands of your e-commerce.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14468
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_comercial_2023_1_alessandro_donizete_domingos_ecommerce_a_migracao_do_comercio.pdf
  Restricted Access
662.68 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.