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Title: Como aumentar as vendas usando o marketing digital
Other Titles: How to increase sales using digital marketing
Authors: SILVA, Mayara Alves da
Advisor: FITTIPALDI, Marco Aurélio Sanches
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Mídias sociais
Issue Date: 18-Aug-2021
Publisher: 155
Citation: SILVA, Mayara Alves da. Como aumentar as vendas usando o marketing digital, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Tecnologia em Gestão Comercial) –Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, Itaquaquecetuba -SP, 2021.
Abstract: RESUMO O mundo dos cosméticos cresce cada dia mais e, com o auxílio da internet, ficou mais fácil comprar cosméticos online e receber em casa, trazendo assim diversos benefícios aos consumidores como: comodidade, variedade de produtos e marcas para escolher, agilidade na hora de comprar, entre outros (BARBOSA; ANDRADE-MATOS; PERINOTTO, 2020). A internet se tornou uma das ferramentas mais utilizadas para vender produtos ou serviços por meio das lojas virtuais. A utilização de técnicas de marketing digital é essencial para que as empresas atraiam mais consumidores, gerem maior engajamento e aumentem vendas. A empresa LM Bijus e Makes escolhida para o estudo, não utiliza nenhuma ferramenta de marketing digital, e realiza vendas somente no estado de São Paulo, o que prejudica o seu posicionamento no mercado perante a grande concorrência gerando perda de clientes. O objetivo desse trabalho é identificar como aumentar as vendas e o raio geográfico de atuação da loja. Foram utilizadas técnicas de marketing digital e a plataforma de e-commerce Shopee para expandir sua atuação em todo o território nacional. A pesquisa foi realizada entre de abril e junho de 2021, com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos descritiva e os procedimentos classifica-se como pesquisa-ação. No comparativo de janeiro a maio de 2021 frente ao mesmo período de 2020 as vendas cresceram 53%, destaque-se os meses de abri e maio com crescimentos de 101,14% e 154,01% respectivamente. Com relação a ampliação do raio de atuação antes a empresa só vendia para o estado de São Paulo, após a intervenção passou a vender para doze estados (Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso e Espírito Santo), crescimento de 1200%. Para tanto a empresa se tornou ativa diariamente nas redes sociais, alcançou mais clientes e gerou maior engajamento. A utilização da plataforma Shopee e as técnicas de marketing digital são essenciais para gerar relacionamento entre cliente e empresa, havendo uma interação maior nas redes sociais que é um resultado positivo para que os clientes conheçam a marca, os produtos ou serviços que ela oferece, o que gera um alcance maior de consumidores e consequentemente, aumento nas vendas. Isto é essencial para os pequenos empreendedores que, muitas vezes, por falta de conhecimento, acabam fechando seus negócios por falta de vendas o que vem ocorrendo com a pandemia. Palavras-chave: marketing digital, plataforma de e-commerce, mídias sociais.
Description: ABSTRACT The world of cosmetics is growing every day and, with the help of the internet, it has become easier to buy cosmetics online and receive them at home, thus bringing several benefits to consumers, such as: convenience, variety of products and brands to choose from, agility when buying, among others (BARBOSA; ANDRADE-MATOS; PERINOTTO, 2020). The internet has become one of the most used tools to sell products or services through online stores. The use of digital marketing techniques is essential for companies to attract more consumers, generate greater engagement and increase sales. The company LM Bijus e Makes chosen for the study does not use any digital marketing tool, and sells only in the state of São Paulo, which affects its market position in the face of strong competition, generating customer loss. The objective of this work is to identify how to increase sales and the geographic range of operation of the store. Digital marketing techniques and the Shopee e-commerce platform were used to expand its operations nationwide. The research was carried out between April and June 2021, with a quantitative approach, of an applied nature, regarding the descriptive objectives and the procedures classified as action research. In the comparison of January to May 2021 compared to the same period in 2020, sales grew 53%, highlighting the months of April and May with increases of 101.14% and 154.01% respectively. Regarding the expansion of the operating range before, the company only sold to the state of São Paulo, after the intervention it started selling to twelve states (Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Distríto Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso and Espírito Santo), growth of 1200%. Therefore, the company became active daily on social networks, reaching more customers and generating greater engagement. The use of the Shopee platform and digital marketing techniques are essential to generate a relationship between customer and company, with greater interaction on social networks, which is a positive result for customers to get to know the brand, the products or services it offers, the which generates a greater reach of consumers and, consequently, an increase in sales. This is essential for small entrepreneurs who, often, due to lack of knowledge, end up closing their business due to lack of sales, which has been happening with the pandemic. Keywords: digital marketing, e-commerce platform, social media
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14432
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