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Título: Estratégias sustentáveis de empresas de turismo rodoviário
Título(s) alternativo(s): Sustainable strategies of road tourism companies
Autor(es): DIEHL, Joclenes Emilio
Orientador(es): MOREIRA, Carlos Augusto Amaral
Outro(s) contribuidor(es): ALVES, Rafael Ferreira
BALDUCCI, Marice Leo Sartori
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Transporte rodoviário;Turismo;Planejamento estratégico
Data do documento: 28-Jun-2011
Editor: 004
Referência Bibliográfica: DIEHL, Joclenes Emilio. Estratégias sustentáveis de empresas de turismo rodoviário, 2011. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2011
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias de gestão adotadas por empresas de turismo rodoviário existentes no mercado, bem como analisar a sustentabilidade de algumas estratégias selecionadas em dois estudos de caso. A pesquisa inclui os conceitos de estratégias, revisão de algumas teorias, como as de Porter (2004), e suas estratégias genéricas. As análises externa, interna, e SWOT, a visão baseada em mercados e em recursos, e a estratégia sustentável também foram abordados. Esta última é o foco do trabalho, em que se aplica a estratégia a uma análise da sustentabilidade da estratégia da empresa, tendo em vista que o recurso gerador da estratégia precisa ter algumas características para ser sustentável. A pesquisa inclui: o conceito de turismo, o produto turístico, a importância econômica do turismo, e as estratégias de turismo; a estrutura de uma empresa de turismo rodoviário, o macro-ambiente, e a visão baseada em mercados também são abordados no trabalho. Como não foram encontradas estratégias aplicadas à área de turismo rodoviário foi mostrado como as estratégias para o turismo em geral podem ser aplicadas às empresas de turismo rodoviário. A metodologia do trabalho constitui-se de revisão bibliográfica dos temas, e estudo de caso múltiplo, realizado com os gerentes de duas empresas, utilizando um roteiro de questões abertas, em profundidade e qualitativo. A pesquisa de campo mostrou como duas empresas atuam no mercado, e como fazem para se diferenciar dos concorrentes. A análise constatou que as empresas adotam estratégias de diferenciação, sendo os recursos humanos o diferencial competitivo, as quais, mesmo com sutis diferenças, as estratégias podem ser vistas como as mesmas. Os resultados da pesquisa indicam que as estratégias adotadas foram importantes para a longevidade dessas empresas, e sugere-se que mais pesquisas sejam feitas, focando concorrentes diretos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1359
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