Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMOREIRA, Carlos Augusto Amaralpt.br
dc.contributor.authorDIEHL, Joclenes Emilio
dc.contributor.otherALVES, Rafael Ferreirapt.br
dc.contributor.otherBALDUCCI, Marice Leo Sartoript.br
dc.date.accessioned2017-09-12T20:03:08Z
dc.date.available2017-09-12T20:03:08Z
dc.date.issued2011-06-28
dc.identifier.citationDIEHL, Joclenes Emilio. Estratégias sustentáveis de empresas de turismo rodoviário, 2011. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1359
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias de gestão adotadas por empresas de turismo rodoviário existentes no mercado, bem como analisar a sustentabilidade de algumas estratégias selecionadas em dois estudos de caso. A pesquisa inclui os conceitos de estratégias, revisão de algumas teorias, como as de Porter (2004), e suas estratégias genéricas. As análises externa, interna, e SWOT, a visão baseada em mercados e em recursos, e a estratégia sustentável também foram abordados. Esta última é o foco do trabalho, em que se aplica a estratégia a uma análise da sustentabilidade da estratégia da empresa, tendo em vista que o recurso gerador da estratégia precisa ter algumas características para ser sustentável. A pesquisa inclui: o conceito de turismo, o produto turístico, a importância econômica do turismo, e as estratégias de turismo; a estrutura de uma empresa de turismo rodoviário, o macro-ambiente, e a visão baseada em mercados também são abordados no trabalho. Como não foram encontradas estratégias aplicadas à área de turismo rodoviário foi mostrado como as estratégias para o turismo em geral podem ser aplicadas às empresas de turismo rodoviário. A metodologia do trabalho constitui-se de revisão bibliográfica dos temas, e estudo de caso múltiplo, realizado com os gerentes de duas empresas, utilizando um roteiro de questões abertas, em profundidade e qualitativo. A pesquisa de campo mostrou como duas empresas atuam no mercado, e como fazem para se diferenciar dos concorrentes. A análise constatou que as empresas adotam estratégias de diferenciação, sendo os recursos humanos o diferencial competitivo, as quais, mesmo com sutis diferenças, as estratégias podem ser vistas como as mesmas. Os resultados da pesquisa indicam que as estratégias adotadas foram importantes para a longevidade dessas empresas, e sugere-se que mais pesquisas sejam feitas, focando concorrentes diretos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negócios
dc.titleEstratégias sustentáveis de empresas de turismo rodoviáriopt_BR
dc.title.alternativeSustainable strategies of road tourism companiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20112S_DIEHLJoclenesEmilio_TCCGE0014.pdf470.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.