Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13156
Título: Áreas de pesquisa e técnicas de inteligência artificial em jogos digitais
Título(s) alternativo(s): Research areas and techniques of artificial intelligence in digital games
Autor(es): REIS, Mariana De Luca
Orientador(es): ANDRADE, Kleber de Oliveira
Outro(s) contribuidor(es): CRUZ, Benedito Aparecido
BERGAMASCO, Daives Arakem
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Inteligência artificial;Jogos eletrônicos
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: 004
Referência Bibliográfica: REIS, Mariana De Luca. Áreas de pesquisa e técnicas de inteligência artificial em jogos digitais, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2021
Resumo: A Inteligência Artificial (IA) é um recurso bastante utilizado nos Jogos Digitais. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre as diferentes abordagens que podem ser utilizadas para se implementar Inteligência Artificial em Jogos. Para isso, é feita uma revisão da literatura sobre o tema, destacando brevemente o histórico e evolução da IA, como a IA e os jogos se relacionam, elencando as principais áreas de pesquisa sobre este tópico, quais suas abordagens e diferentes técnicas de aplicação. Além disso, o artigo traz discussões a respeito da IA que existe atualmente poder ou não ser considerada Inteligência e como o desenvolvimento das técnicas de IA em jogos podem contribuir com o desenvolvimento da Inteligência Artificial Geral.
The Artificial Intelligence (AI) is a resource widely used in Digital Games. The goal of this article is to present an analysis about different approaches that can be used to implement Artificial Intelligence in Games. To accomplish that, a literature review about the subject is made, briefly highlighting the history and evolution of AI, how AI and games are related, listing the main research areas on this topic and which are the different approaches and application techniques. Furthermore, the article brings discussions about whether the AI that currently exists may or may not be considered actual Intelligence and how the development of AI techniques used in games can contribute with the development of General Artificial Intelligence.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13156
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2s2021_Mariana de Luca Reis_OD1083.pdf
  Restricted Access
1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.