Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12949
Título: Alfabetização em braille utilizando automação aplicada a recursos pedagógicos
Título(s) alternativo(s): Braille literacy using automation applied to pedagogical resources
Autor(es): ALMEIDA, Beatriz Matos de
SAMPAIO, Laura Moreschi
ALVES, Letícia Perpetua
RAMOS, Pedro Henrique dos Santos
GRIZANTE, Vinícius Machado
Orientador(es): ANTONIO, Fabiano Zuin
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Deficiência visual;Alfabetização;Automação;Inclusão social;Tecnologia;aplicativos móveis
Data do documento: 25-Nov-2022
Editor: 198
Referência Bibliográfica: ALMEIDA, Beatriz Matos de; SAMPAIO, Laura Moreschi; ALVES, Letícia Perpetua. Alfabetização em braille utilizando automação aplicada a recursos pedagógicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas). Escola Técnica Estadual de Monte Mor, Monte Mor, 2022.
Resumo: O Sistema Braille, criado em 1825 por Louis Braille, um jovem cego que trouxe ao mundo a capacidade de leitura tátil e escrita, facilitando a aprendizagem de deficientes visuais e cegos. Sua funcionalidade consiste em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. O ensinamento pode ser feito através de letras, algarismos e sinais de pontuação. De acordo com estudo científico da Universidade de Brasília (UnB), a maioria dos cegos do Brasil (74%) é analfabeta, incluindo os que não sabem ler em Braille, ou outro método, e os que não possuem certificação escolar. Perante aos fatos, o objetivo desse trabalho foi desenvolver através da tecnologia uma automação para auxílio pedagógico e inclusão social em ambientes escolares e posteriormente de trabalho. Estudos e entendimento sobre o assunto foram realizados por alunos do 3º Ano com formação técnica em Desenvolvimento de Sistemas, da Etec de Monte Mor, localizada na cidade de Monte Mor/SP, como uma proposta de Trabalho de Conclusão de Curso. Os estudantes desenvolveram uma ferramenta pedagógica BOX BRAILLE, com ênfase em aprendizagem das letras, onde se encontram todos os pinos alinhados e codificados para realizarem os movimentos de subir e descer quando o usuário solicitar o comando no aplicativo ABC BRAILLE. Como exemplo, ao clicar na tecla da letra “A”, o primeiro pino do lado esquerdo subirá por um tempo determinado para que o conhecimento seja realizado com a percepção das letras (tato) e sons (audição) emitidos pelo aplicativo. Portanto, o projeto proposto pode contribuir no ensino de milhares de pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos pela falta de auxílio educacional e de fácil acesso, sendo uma ferramenta tecnológica eficiente
The Braille System, created in 1825 by Louis Braille, a blind young man who brought to the world the ability of tactile reading and writing, facilitating the learning of visually impaired and blind people. Its functionality consists of 64 embossed symbols, resulting from the combination of up to six points arranged in two columns of three points each. Teaching can be done through letters, numbers and punctuation marks. According to a scientific study by the University of Brasília (UnB), the majority of blind people in Brazil (74%) are illiterate, including those who cannot read Braille or any other method, and those who do not have school certification. Given the facts, the objective of this work was to develop through technology an automation for pedagogical aid and social inclusion in school environments and later work. Studies and understanding on the subject were carried out by 3rd year students with technical training in Systems Development, from Etec de Monte Mor, located in the city of Monte Mor/SP, as a proposal for a Course Completion Work. The students developed a BOX BRAILLE pedagogical tool, with an emphasis on learning the letters, where all the pins are aligned and coded to perform the up and down movements when the user requests the command in the ABC BRAILLE application. As an example, when clicking on the letter “A” key, the first pin on the left will rise for a certain time so that knowledge is carried out with the perception of letters (touch) and sounds (hearing) emitted by the application. Therefore, the proposed project can contribute to the teaching of thousands of people who did not have the opportunity to complete their studies due to the lack of educational aid and easy access, being an efficient technological tool.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12949
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.