Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12949
Title: | Alfabetização em braille utilizando automação aplicada a recursos pedagógicos |
Other Titles: | Braille literacy using automation applied to pedagogical resources |
Authors: | ALMEIDA, Beatriz Matos de SAMPAIO, Laura Moreschi ALVES, Letícia Perpetua RAMOS, Pedro Henrique dos Santos GRIZANTE, Vinícius Machado |
Advisor: | ANTONIO, Fabiano Zuin |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Deficiência visual;Alfabetização;Automação;Inclusão social;Tecnologia;aplicativos móveis |
Issue Date: | 25-Nov-2022 |
Publisher: | 198 |
Citation: | ALMEIDA, Beatriz Matos de; SAMPAIO, Laura Moreschi; ALVES, Letícia Perpetua. Alfabetização em braille utilizando automação aplicada a recursos pedagógicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas). Escola Técnica Estadual de Monte Mor, Monte Mor, 2022. |
Abstract: | O Sistema Braille, criado em 1825 por Louis Braille, um jovem cego que trouxe
ao mundo a capacidade de leitura tátil e escrita, facilitando a aprendizagem de
deficientes visuais e cegos. Sua funcionalidade consiste em 64 símbolos em
relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas
de três pontos cada. O ensinamento pode ser feito através de letras, algarismos
e sinais de pontuação. De acordo com estudo científico da Universidade de
Brasília (UnB), a maioria dos cegos do Brasil (74%) é analfabeta, incluindo os
que não sabem ler em Braille, ou outro método, e os que não possuem
certificação escolar. Perante aos fatos, o objetivo desse trabalho foi desenvolver
através da tecnologia uma automação para auxílio pedagógico e inclusão social
em ambientes escolares e posteriormente de trabalho. Estudos e entendimento
sobre o assunto foram realizados por alunos do 3º Ano com formação técnica
em Desenvolvimento de Sistemas, da Etec de Monte Mor, localizada na cidade
de Monte Mor/SP, como uma proposta de Trabalho de Conclusão de Curso. Os
estudantes desenvolveram uma ferramenta pedagógica BOX BRAILLE, com
ênfase em aprendizagem das letras, onde se encontram todos os pinos
alinhados e codificados para realizarem os movimentos de subir e descer quando
o usuário solicitar o comando no aplicativo ABC BRAILLE. Como exemplo, ao
clicar na tecla da letra “A”, o primeiro pino do lado esquerdo subirá por um tempo
determinado para que o conhecimento seja realizado com a percepção das letras
(tato) e sons (audição) emitidos pelo aplicativo. Portanto, o projeto proposto pode
contribuir no ensino de milhares de pessoas que não tiveram a oportunidade de
concluir os estudos pela falta de auxílio educacional e de fácil acesso, sendo
uma ferramenta tecnológica eficiente The Braille System, created in 1825 by Louis Braille, a blind young man who brought to the world the ability of tactile reading and writing, facilitating the learning of visually impaired and blind people. Its functionality consists of 64 embossed symbols, resulting from the combination of up to six points arranged in two columns of three points each. Teaching can be done through letters, numbers and punctuation marks. According to a scientific study by the University of Brasília (UnB), the majority of blind people in Brazil (74%) are illiterate, including those who cannot read Braille or any other method, and those who do not have school certification. Given the facts, the objective of this work was to develop through technology an automation for pedagogical aid and social inclusion in school environments and later work. Studies and understanding on the subject were carried out by 3rd year students with technical training in Systems Development, from Etec de Monte Mor, located in the city of Monte Mor/SP, as a proposal for a Course Completion Work. The students developed a BOX BRAILLE pedagogical tool, with an emphasis on learning the letters, where all the pins are aligned and coded to perform the up and down movements when the user requests the command in the ABC BRAILLE application. As an example, when clicking on the letter “A” key, the first pin on the left will rise for a certain time so that knowledge is carried out with the perception of letters (touch) and sounds (hearing) emitted by the application. Therefore, the proposed project can contribute to the teaching of thousands of people who did not have the opportunity to complete their studies due to the lack of educational aid and easy access, being an efficient technological tool. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12949 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ETIM_DS_2022_2_BEATRIZ MATOS DE ALMEIDA_ALFABETIZAÇÃO EM BRAILLE UTILIZANDO AUTOMAÇÃO APLICADA A RECURSOS PEDAGÓGICOS_.pdf | TCC | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
TA - Alfabetização em braille utilizando automação aplicada a recursos pedagógicos.pdf Restricted Access | Termo de Autorização | 515.38 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.