Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12574
Título: Prosa e poesia cafeteria cultural norte-brasileira
Autor(es): PIRES, Amanda Aparecida Lelis
REIS, Anna Lucia Tibeli
ANJOS, Diane da Silva dos
AMABIS, Ingrid Janaína dos Santos
SOUZA, Ingrid Laís Santos de
BERTO, Laura dos Santos
MATSUDO, Seara Akemi Santos
Orientador(es): CARVALHO, Sandra Lee de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Gastronomia;Cafeterias;Sazonalidade;Valor (economia)
Data do documento: 1-Dez-2022
Editor: 014
Referência Bibliográfica: Prosa e poesia cafeteria cultural norte-brasileira
Resumo: O presente trabalho realizado na Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita, tem como objetivo retratar a cultura, os costumes e a tradições da região norte do Brasil. Por meio da gastronomia recorremos a uma cafeteria com pratos típicos nortistas brasileiros, com a finalidade de valorizar cultura alimentar do local e levar ao conhecimento. Analisando o mercado gastronômico nacional -que se expande após as medidas preventivas do covid-19- e a sazonalidade dos alimentos nortistas, buscamos viabilizar uma experiência gastronômica cultural diferenciada de forma a diminuir os custos das preparações e o preço final do produto. Com o intuito de abranger o maior público possível analisamos as mais notáveis estratégias de marketing digital na atualidade, assim como impulsionamos a divulgação "offline" com o cartão fidelidade, presente no plano de negócios. O plano de negócios que foi estruturado nessa monografia, é uma espécie de mecanismo de suma importância para colocarmos as ideias da criação de uma cafeteria de espaço cultural baseada na sazonalidade e nos princípios do Slow Food em prática de maneira correta no ramo gastronômico. Por intermédio do mesmo, foi possível edificar as previsões de riscos para que nosso negócio seja bem-sucedido na cidade de Santo André, São Paulo.
ABSTRACT The following activity, conducted in Escola Técnica Estatual Júlio de Mesquita, aims to present the culture, behavior and tradition of the northern region of Brazil. Gastronomy is presented through a cafeteria that offers local northern Brazilian dishes in order to appreciate and transmit the food culture of this region. Analyzing the expansion of the foodservice market after the COVID 19 pandemic and the seasonality of northern foods, an approach was taken that reduces preparation costs and consequently the final cost of these foods. An analysis of he main digital marketing strategies was carried out to reach the largest possible audience and also created a loyalty card in the business plan. The business plan structured in this monograph is an important mechanism to implement the idea of creating a cultural cafeteria. So, it would be possible to create a space based on seasonality and the principles of "Slow Food" and also consistent with good practices in the gastronomic field. The plan was also able to make forecast risks for the success of our business in the city of Santo André, São Paulo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12574
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Prosa e Poesia.pdf5.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.