Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11898
Título: | Síndrome de Burnout: um estudo de caso em professores do Novotec de uma escola estadual de Franca/SP |
Título(s) alternativo(s): | Burnout Syndrome: a case study in Novotec teachers from a public school in Franca/SP |
Autor(es): | SOARES, Maria Eduarda Freitas LONDE, Nicoly Pereira RIBEIRO, Ketlynn Teixeira Soares |
Orientador(es): | FERREIRA, Bruna Sousa |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Pandemias;Ambiente de trabalho |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | 046 |
Referência Bibliográfica: | SOARES, Maria Eduarda Freitas; LONDE, Nicoly Pereira; RIBEIRO, Ketlynn Teixeira Soares. Síndrome de Burnout: um estudo de caso em professores do Novotec de uma escola estadual de Franca/SP, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior, Franca, 2022. |
Resumo: | A atividade laboral intensa e com agentes estressores é um dos principais fatores da atenuação da saúde, incluindo a saúde mental, transformando-se num problema de saúde pública. O adoecimento das pessoas, principalmente pelo labor docente, é um problema que a sociedade vem enfrentando. É inquestionável, na atualidade, o quanto o trabalho tornou-se a centralidade das vidas das pessoas. Todavia, com a intensificação e precarização, gerando a necessidade iminente de grandes jornadas de trabalho, refletindo a exaustão e o estresse. Este artigo pretende apresentar uma reflexão teórica sobre a Síndrome de Burnout e qual o impacto nos professores, especialmente de escolas públicas. A metodologia do estudo consiste no levantamento bibliográfico sobre a Síndrome de Burnout e as suas consequências na profissão docente, estudo de caso e questionário. O estudo mostra quais são os principais sintomas, e seu diagnóstico. Além disso, retrata como a pandemia de COVID-19 levou à exaustão dos professores. Espera-se que este artigo possa contribuir no autocuidado e bem-estar dos docentes, bem como das demais pessoas ao seu redor, para melhorar as relações sociais. Palavras-chave: Professores; Pandemia; Síndrome de Burnout; Ambiente; Trabalho. |
Descrição: | Intense work activity and with stressors is one of the main factors in the attenuation of health, including mental health, becoming a public health problem. The illness of people, mainly due to teaching work, is a problem that society has been facing. It is unquestionable, nowadays, how much work has become the centrality of people's lives. However, with the intensification and precariousness, generating the imminent need for long working hours, reflecting exhaustion and stress. This article intends to present a theoretical reflection on the Burnout Syndrome and its impact on teachers, especially in public schools. The methodology of the study consists of a bibliographical survey on the Burnout Syndrome and its consequences in the teaching profession, case study and questionnaire. The study shows what the main symptoms are, and their diagnosis. Furthermore, it portrays how the COVID-19 pandemic has led to teacher burnout. It is hoped that this article can contribute to the self-care and well-being of teachers, as well as the other people around them, to improve social relationships. Keywords: Teachers; Pandemic; Burnout Síndrome; Environment; Job. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11898 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SÍNDROME DE BURNOUT_merged.pdf | 486.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.