Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1177
Título: | O cenário da cabotagem no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | The scenario of cabotage in Brazil |
Autor(es): | TESOTO, Flaviano de Lima Pinheiro |
Orientador(es): | CORREA, Nelson Luis de Souza |
Outro(s) contribuidor(es): | PREZOTO, Marco Anselmo de Godoi BELLINI, Mariana Neukam |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Cabotagem;Transporte aquaviário |
Data do documento: | 1-Dez-2014 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | TESOTO, Flaviano de Lima Pinheiro. O cenário da cabotagem no Brasil, 2014. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014 |
Resumo: | Este artigo vem ilustrando nossa atual situação do cenário na navegação de cabotagem do Brasil, um país com imensa extensão de costa marítima, chegando á aproximadamente 7.400 km de costa navegável. No início do século XX, a cabotagem era muito utilizada, tanto no transporte de carga como no transporte de pessoas, mas com o investimento em rodovias e falta de investimento nos portos e navios nacionais a cabotagem acabou perdendo volume. Nos últimos anos a navegação de cabotagem voltou a crescer, inclusive a movimentação de contêiner nos portos, pois nas décadas passadas, os principais produtos transportados eram graneis líquidos e sólidos. O fator do meio ambiente também influencia a utilização da navegação de cabotagem, este tipo de transporte, é considerado um dos que menos poluem o meio ambiente, e no atual cenário que estamos hoje, é um fator que pode ser considerado como diferencial para escolha do modal. Um item de importância tão significativo quanto a questão do nosso meio ambiente, é o custo de transporte, quando utilizamos a cabotagem na rota de origem Sul / Sudeste, com destino Norte / Nordeste, temos um custo de transporte muito baixo, bem menor quando o custo é comparado com o modal Rodoviário, porém na rota com origem Norte / Nordeste e destino Sul / Sudeste, não há uma grande diferença no frente do modal marítimo e no modal rodoviário, pois é muito escasso esta operação de retorno, assim tornando as diferenças de fretes muito baixas e tendo o apelo apenas pelo lado ambiental. Entretanto, com tantas dificuldades e entraves burocráticos na operação, acaba não crescendo consideravelmente como deveria, com este pequeno crescimento que vemos tendo anualmente. Outro fator que inibe o crescimento da navegação de cabotagem é a falta de infraestrutura apropriada para tal operação, para um país com nossa costa marítima, devíamos estar bem mais preparados para atender nosso mercado nacional. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1177 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20142S_TESOTOFlavianodeLimaPinheiro_CD1965.pdf Restricted Access | 957.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.