Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCORREA, Nelson Luis de Souza
dc.contributor.authorTESOTO, Flaviano de Lima Pinheiro
dc.contributor.otherPREZOTO, Marco Anselmo de Godoi
dc.contributor.otherBELLINI, Mariana Neukam
dc.date.accessioned2017-08-25T16:22:43Z
dc.date.available2017-08-25T16:22:43Z
dc.date.issued2014-12-01
dc.identifier.citationTESOTO, Flaviano de Lima Pinheiro. O cenário da cabotagem no Brasil, 2014. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1177
dc.description.abstractEste artigo vem ilustrando nossa atual situação do cenário na navegação de cabotagem do Brasil, um país com imensa extensão de costa marítima, chegando á aproximadamente 7.400 km de costa navegável. No início do século XX, a cabotagem era muito utilizada, tanto no transporte de carga como no transporte de pessoas, mas com o investimento em rodovias e falta de investimento nos portos e navios nacionais a cabotagem acabou perdendo volume. Nos últimos anos a navegação de cabotagem voltou a crescer, inclusive a movimentação de contêiner nos portos, pois nas décadas passadas, os principais produtos transportados eram graneis líquidos e sólidos. O fator do meio ambiente também influencia a utilização da navegação de cabotagem, este tipo de transporte, é considerado um dos que menos poluem o meio ambiente, e no atual cenário que estamos hoje, é um fator que pode ser considerado como diferencial para escolha do modal. Um item de importância tão significativo quanto a questão do nosso meio ambiente, é o custo de transporte, quando utilizamos a cabotagem na rota de origem Sul / Sudeste, com destino Norte / Nordeste, temos um custo de transporte muito baixo, bem menor quando o custo é comparado com o modal Rodoviário, porém na rota com origem Norte / Nordeste e destino Sul / Sudeste, não há uma grande diferença no frente do modal marítimo e no modal rodoviário, pois é muito escasso esta operação de retorno, assim tornando as diferenças de fretes muito baixas e tendo o apelo apenas pelo lado ambiental. Entretanto, com tantas dificuldades e entraves burocráticos na operação, acaba não crescendo consideravelmente como deveria, com este pequeno crescimento que vemos tendo anualmente. Outro fator que inibe o crescimento da navegação de cabotagem é a falta de infraestrutura apropriada para tal operação, para um país com nossa costa marítima, devíamos estar bem mais preparados para atender nosso mercado nacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectCabotagempt_BR
dc.subjectTransporte aquaviáriopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negócios
dc.titleO cenário da cabotagem no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe scenario of cabotage in Brazilpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20142S_TESOTOFlavianodeLimaPinheiro_CD1965.pdf
  Restricted Access
957.03 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.