Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1177
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORREA, Nelson Luis de Souza | |
dc.contributor.author | TESOTO, Flaviano de Lima Pinheiro | |
dc.contributor.other | PREZOTO, Marco Anselmo de Godoi | |
dc.contributor.other | BELLINI, Mariana Neukam | |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T16:22:43Z | |
dc.date.available | 2017-08-25T16:22:43Z | |
dc.date.issued | 2014-12-01 | |
dc.identifier.citation | TESOTO, Flaviano de Lima Pinheiro. O cenário da cabotagem no Brasil, 2014. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1177 | |
dc.description.abstract | Este artigo vem ilustrando nossa atual situação do cenário na navegação de cabotagem do Brasil, um país com imensa extensão de costa marítima, chegando á aproximadamente 7.400 km de costa navegável. No início do século XX, a cabotagem era muito utilizada, tanto no transporte de carga como no transporte de pessoas, mas com o investimento em rodovias e falta de investimento nos portos e navios nacionais a cabotagem acabou perdendo volume. Nos últimos anos a navegação de cabotagem voltou a crescer, inclusive a movimentação de contêiner nos portos, pois nas décadas passadas, os principais produtos transportados eram graneis líquidos e sólidos. O fator do meio ambiente também influencia a utilização da navegação de cabotagem, este tipo de transporte, é considerado um dos que menos poluem o meio ambiente, e no atual cenário que estamos hoje, é um fator que pode ser considerado como diferencial para escolha do modal. Um item de importância tão significativo quanto a questão do nosso meio ambiente, é o custo de transporte, quando utilizamos a cabotagem na rota de origem Sul / Sudeste, com destino Norte / Nordeste, temos um custo de transporte muito baixo, bem menor quando o custo é comparado com o modal Rodoviário, porém na rota com origem Norte / Nordeste e destino Sul / Sudeste, não há uma grande diferença no frente do modal marítimo e no modal rodoviário, pois é muito escasso esta operação de retorno, assim tornando as diferenças de fretes muito baixas e tendo o apelo apenas pelo lado ambiental. Entretanto, com tantas dificuldades e entraves burocráticos na operação, acaba não crescendo consideravelmente como deveria, com este pequeno crescimento que vemos tendo anualmente. Outro fator que inibe o crescimento da navegação de cabotagem é a falta de infraestrutura apropriada para tal operação, para um país com nossa costa marítima, devíamos estar bem mais preparados para atender nosso mercado nacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem | pt_BR |
dc.subject | Transporte aquaviário | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | |
dc.title | O cenário da cabotagem no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | The scenario of cabotage in Brazil | pt_BR |
dc.type | Artigo científico | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20142S_TESOTOFlavianodeLimaPinheiro_CD1965.pdf Restricted Access | 957.03 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.