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Título: Fundação Casa: sua efetividade como instrumento de ressocialização
Título(s) alternativo(s): Casa Fundation: its effectivity as an instrument of ressocialisation
Autor(es): ROCHA, Ana Cláudia Mariano Silva
SILVA, André Ribeiro Alves da
MARTON, Danielle Cristine Ligabo
ÁVILA, Maria Clara Marques Faria de
Orientador(es): CARVALHO, Vivian Manuci
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Legislação penal;Crime;Adolescentes
Data do documento: Dez-2022
Editor: 240
Referência Bibliográfica: ROCHA, Ana Claudia Mariano Silva; SILVA, André Ribeiro Alves da; MARTON, Danielle Cristine Ligabo; ÁVILA, Maria Clara Marques Faria de. Fundação Casa: Sua efetividade como instrumento de ressocialização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Serviços Jurídicos) - Etec Padre Carlos Leôncio da Silva, Lorena, 2022.
Resumo: Por meio deste artigo, procura-se explorar a situação do Direito Brasileiro com relação aos adolescentes em conflito com a lei e seu eventual ingresso à criminalidade propriamente dita, depois de adultos. O Estatuto da Criança e do Adolescente previu a criação da Fundação CASA como ferramenta ressocializadora dos jovens vulnerabilizados. Para tanto, por meio de pesquisas com especialistas, atuantes e análise estatística, busca-se a compreensão da realidade socioeducacional do município de Lorena/SP. Por fim, fez-se necessário a proposição de uma melhora da atuação da supracitada instituição através de projetos de lei municipais e mudanças no paradigma de atuação das unidades e suas interações com as comunidades locais.
By means of this article, it is sought to explore the situation of Brazilian Law in relation to the adolescents in conflict with law and their eventual participation in criminality as defined, upon reaching adulthood. The Statute of the Child and the Adolescent foresees the creation of the CASA Foundation as a meansto ressocialize vulnerable youths. For that, through research with specialists, active workers, and statistical analysis, it is desired to achieve the comprehension of the social-educational reality of Lorena/SP. Finally, it became necessary to propose a way to better the role of the institution through municipal law projects and changes in the paradigm of action of the units and their interactions with the local communities.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11771
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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