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Título: Estilo de liderança: a importância da comunicação organizacional interna nas empresas
Título(s) alternativo(s): Leadership style: the importance of internal organizational communication in companies
Autor(es): SANTOS, Felipe Ricardo dos
Orientador(es): ALICEDA, Rodolfo Ignácio
Outro(s) contribuidor(es): ALICEDA, Rodolfo Ignácio
LUCENA, Gilmar Milewski
SILVA, Marcel Santos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Liderança;Comunicação organizacional;Comunicação interna
Data do documento: 6-Dez-2022
Editor: 130
Referência Bibliográfica: SANTOS, Felipe Ricardo dos. Estilo de liderança: a importância da comunicação organizacional interna nas empresas. Orientador: Rodolfo Ignácio Aliceda. 2022. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2022.
Resumo: O presente trabalho busca a melhoria da comunicação nas indústrias de alimentos de Marília/, melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e consequentemente a qualidade de vida dos funcionários, pois na maioria das vezes os colaboradores passam a maior parte do seu tempo nas empresas e, assim, se for oferecido um ambiente de trabalho melhor não só a empresa ganha com uma equipe mais motivada, mas também as pessoas terão melhores resultados dentro e fora da corporação. Partindo disso, pensou-se: como pode agir o líder, a fim de melhorar a comunicação e condições de trabalho dos colaboradores? E definiu-se o objetivo da pesquisa, que é identificar ações de liderança afim de melhorar a comunicação e condições de trabalho de funcionários da indústria alimentícia, com a hipótese de que há ações de liderança que podem melhorar as condições de trabalho dos colaboradores. Para atingir o objetivo, a pesquisa será feita com base em análise documental e bibliográfica, buscando os referenciais da área e documentos legais relacionados à temática.
ABSTRACT: The present work seeks to improve communication in the food industries of Marília/, improving the quality of the work environment and consequently the quality of life of employees, since most of the time employees spend most of their time in companies and, thus, if a better working environment is offered, not only will the company benefit from a more motivated team, but people will also have better results inside and outside the corporation. From this, it was thought: how can the leader act, in order to improve the communication and working conditions of the collaborators? And the objective of the research was defined, which is to identify leadership actions in order to improve the communication and working conditions of employees in the food industry, with the hypothesis that there are leadership actions that can improve the working conditions of employees. To achieve the objective, the research will be based on documental and bibliographical analysis, seeking references in the area and legal documents related to the theme.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11206
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