Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11153
Título: Mardi: mapeamento de área de risco de deslizamento e inundações para a região de Mauá
Título(s) alternativo(s): Mardi: mapping of landslide and flood risk area for the Mauá region
Autor(es): NUNES JUNIOR, Alberto Ferraz
CALAZANS, David Wellerson Pereira
PIAUHY, Guilherme de Oliveira
SALVI, Guilherme
SOARES, Marcelo Lopes
SILVA, Tiago Arley Lamim da
Orientador(es): CANDIDO, Paulo Vinícius Neto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Desenvolvimento de software;aplicativos móveis;Risco ambiental
Data do documento: 1-Dez-2016
Editor: 128
Referência Bibliográfica: NUNES JUNIOR, Alberto Ferraz; CALAZANS, David Wellerson Pereira; PIAUHY, Guilherme de Oliveira; SALVI, Guilherme; SOARES, Marcelo Lopes; SILVA, Tiago Arley Lamim da. Projeto Mardi: mapeamento de área de risco de deslizamento e inundações para a região de Mauá. 2016, 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Informática). Etec de Mauá, Mauá/SP.
Resumo: A ideia do Projeto surgiu em março de 2016, no qual chuvas fortes causaram grandes problemas para a região metropolitana de São Paulo - assim como é de costume nessa época do ano. Aeroportos parados, estações alagadas, danos estruturais por toda a região afetada e também dezenas de vidas que foram perdidas. Foi então percebida uma situação que carece de providencias tanto por iniciativa individual, quanto por parte do governo, afinal tragédias causadas pela chuva é um problema recorrente e são tão similares, que mais parecem reprises de ocorridos antigos. Sabemos que não há como impedir inundações e deslizamentos, entretanto, podem deixar de serem desastres se medidas preventivas forem tomadas a tempo. Ou seja, perdas de vida e danos materiais poderão ser evitados e muito menores. O fatalismo associado a desastres naturais não é mais aceitável. O projeto MARDI pretende trabalhar em cima dessa problemática, desenvolvendo uma aplicação que sirva como notificador de risco. Se o usuário encontrar-se em local propicio a deslizamentos e inundações, durante o período de chuva, a aplicação ira alertar o usuário sobre o risco potencial que ele se encontra e as melhores decisões a serem tomadas de acordo com cada situação. O projeto focará em primeira instância na cidade de Mauá – SP, mas terá potencial de ser ampliado para outras regiões. Para tornar a aplicação viável, o projeto trabalhará com o mapeamento das áreas de risco, e a atualização em tempo real do volume de chuva em cada região. Os dados serão adquiridos de pluviômetros online e parceria com órgãos públicos, como a Defesa Civil de Mauá. O resultado esperado é que o programa seja uma ferramenta importante na prevenção e redução dos desastres ocasionados pela chuva, ajudando a salvar vidas e promovendo maior tranquilidade para os cidadãos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11153
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.