Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1090
Title: Gerenciamento de serviços de TI baseados em ITIL: estudo de caso na área de serviços de uma empresa na cidade de Americana
Other Titles: TIL-Based IT service management: a case study in the services area of a company in the city of Americana
Authors: SOUZA, Peterson Luiz de
Advisor: PINTO, Juliane Borsato Beckedorff
Other contributor: FROSONI, Daniele Junqueira
OLIVEIRA, Raul Paiva de
type of document: Monografia
Keywords: Sistemas de informação - governança
Issue Date: 4-Dec-2014
Publisher: 004
Citation: SOUZA, Peterson Luiz de. Gerenciamento de serviços de TI baseados em ITIL: estudo de caso na área de serviços de uma empresa na cidade de Americana, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Abstract: A Tecnologia da Informação se faz presente em diversos momentos e em diversos segmentos, em alguns destes, chega a ser impossível pensar em sua continuidade sem o apoio da Tecnologia da Informação. Além de sua importante presença e seu constante crescimento, aumenta também sua importância. Ela pode ser considerada em determinadas ocasiões como um fator diferencial e até decisivo como em empresas e organizações. Sua inovação acontece naturalmente de maneira rápida, por esse motivo, organizações que se adequam facilmente a mudanças e novos desafios, tem vantagem competitiva. Uma das formas propostas para se obter vantagem competitiva e alinhamento nos objetivos de negócio, é através da ITIL, um conjunto de boas práticas para alinhar os serviços de TI aos requisitos de negócio com origem no Governo Britânico, atualmente é utilizado mundialmente e com milhares de casos de sucesso. Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso a ser realizado, analisado e validado em um departamento denominado Suporte Operacional de uma empresa na cidade de Americana – SP. O estudo propõe a implementação de processos e gerenciamentos descritos pelo framework da ITIL.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1090
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20142S_SOUZAPetersonLuizde_CD1990.pdf
  Restricted Access
1.2 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.