Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPINTO, Juliane Borsato Beckedorffpt.br
dc.contributor.authorSOUZA, Peterson Luiz de
dc.contributor.otherFROSONI, Daniele Junqueirapt.br
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Raul Paiva dept.br
dc.date.accessioned2017-08-16T20:31:49Z
dc.date.available2017-08-16T20:31:49Z
dc.date.issued2014-12-04
dc.identifier.citationSOUZA, Peterson Luiz de. Gerenciamento de serviços de TI baseados em ITIL: estudo de caso na área de serviços de uma empresa na cidade de Americana, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1090
dc.description.abstractA Tecnologia da Informação se faz presente em diversos momentos e em diversos segmentos, em alguns destes, chega a ser impossível pensar em sua continuidade sem o apoio da Tecnologia da Informação. Além de sua importante presença e seu constante crescimento, aumenta também sua importância. Ela pode ser considerada em determinadas ocasiões como um fator diferencial e até decisivo como em empresas e organizações. Sua inovação acontece naturalmente de maneira rápida, por esse motivo, organizações que se adequam facilmente a mudanças e novos desafios, tem vantagem competitiva. Uma das formas propostas para se obter vantagem competitiva e alinhamento nos objetivos de negócio, é através da ITIL, um conjunto de boas práticas para alinhar os serviços de TI aos requisitos de negócio com origem no Governo Britânico, atualmente é utilizado mundialmente e com milhares de casos de sucesso. Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso a ser realizado, analisado e validado em um departamento denominado Suporte Operacional de uma empresa na cidade de Americana – SP. O estudo propõe a implementação de processos e gerenciamentos descritos pelo framework da ITIL.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Segurança da Informaçãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectSistemas de informação - governançapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleGerenciamento de serviços de TI baseados em ITIL: estudo de caso na área de serviços de uma empresa na cidade de Americanapt_BR
dc.title.alternativeTIL-Based IT service management: a case study in the services area of a company in the city of Americanapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20142S_SOUZAPetersonLuizde_CD1990.pdf
  Restricted Access
1.2 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.