Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10862
Título: | Aplicabilidade da gestão de compras no Mercado & Cia |
Título(s) alternativo(s): | Purchasing management applicability in Mercado & Cia |
Autor(es): | SILVA, Isabela Ferreira Alves da FERREIRA, Ludmila Luiza Rodrigues Leão CAMPOS, Manoela Andrade RIBEIRO, Marcela Boechat NUNES, Maria Eduarda de Castro ARCANJO, Nicole Ramalho |
Orientador(es): | ALMEIDA, Fabrícia Maria Alberti de SANTOS, Márcia Regina dos |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Administração;Administração de compras;Empresas |
Data do documento: | 7-Dez-2022 |
Editor: | 026 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Isabela Ferreira Alves da; FERREIRA, Ludmila Luiza Rodrigues Leão; CAMPOS, Manoela Andrade; RIBEIRO, Marcela Boechat; NUNES, Maria Eduarda de Castro; ARCANJO, Nicole Ramalho. Aplicabilidade da gestão de compras no Mercado & Cia. 2022. 53 p. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Professor Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2022. |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos de Administração da ETEC Professor Alfredo de Barros Santos, localizada na cidade de Guaratinguetá, motiva-se pelo desenvolvimento de um projeto baseado na análise da empresa Mercado & Cia, classificado no segmento de comércio, cujos problemas estão enquadrados na inexistência da Gestão de Compras. Fazendo o estudo dos problemas, o grupo tem por objetivo entender onde estão localizadas essas raízes e sugerir propostas de
solução que sejam viáveis para a empresa. Para tanto, o trabalho é baseado no estudo da ciência da Administração e de todo conhecimento adquirido no período do curso. A partir desse estudo e da análise da empresa, detectamos a necessidade do aprofundamento na Gestão de Compras, logo que essa não tenha um controle da demanda de entrada e saída, espaçamento do arranjo físico e ausência da
tecnologia, não possuindo software e outros meios para organizar sua empresa. Assim, é proposto soluções para melhoria e melhor produtividade do Mercado, com objetivo de gerar máximo rendimento em todos os setores administrativos, mas, em especial, no setor defasado. Para tanto, o grupo propõe a adoção do software Linx que atua na gestão de mercados e mini-mercados, auxiliando no controle das vendas e datas de vencimento.Além disso, foi aplicado um novo modelo de layout, que organizado por processo, pois ele classifica os produtos corretamente e oferece melhor visibilidade deles. Com isso, desenvolvemos essas soluções, pois elas se enquadram e são viáveis à empresa escolhida, se mostrando satisfatórias para resolver as problemáticas. Portanto, esse trabalho pode servir de inspiração para outras empresas que se encontram na mesma situação, e adaptar para trazer
melhorias para sua organização. The course completion assignment from students of Administration in Etec Professor Alfredo de Barros Santos situated in Guaratinguetá, was motivated by the development of a project based in analysis of the Mercado & Cia company, classified in the segment of commerce, whose problems stem from the nonexistence of purchasing management. Doing the study of problems, the group aims to understand where it roots are locatedthe suggest solution proposals that are viable for the company. Therefore, the project is based on the study of science of Administration and of all knowledge acquired during the course. From this study and the analysis of the company, was detected the need to deepen in Purchasing Management was detected, oncethe company doesn’t have control of the input and output demand, layout spacing and absence of technology, as well as not owing any software.Thus, solutions are proposed to improve the quality of the Mercado & Cia, with the objective of generating maximum income in all administrative sectors, but in special, in the lagging sector. To do so, the group proposes the adoption of Linx software that operates in the management of markets and mini-markets, helping control sales and expiration dates. In addition, a new layout model was applied, which is organized by process, as it classifies products correctly and offers better visibility of them. Therewith, we developed these solutions, because they fit and are viable to the chosen company, showing satisfactory to solve the problems. Therefore, this project might serve as an inspiration to other companies that are in the same situation, and adapting it to bring improvements to their organization. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10862 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aplicacaogestaodecomprasmercado&cia_2022_2_Manoela.pdf | 410.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.