Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorALMEIDA, Fabrícia Maria Alberti de-
dc.contributor.advisorSANTOS, Márcia Regina dos-
dc.contributor.authorSILVA, Isabela Ferreira Alves da-
dc.contributor.authorFERREIRA, Ludmila Luiza Rodrigues Leão-
dc.contributor.authorCAMPOS, Manoela Andrade-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Marcela Boechat-
dc.contributor.authorNUNES, Maria Eduarda de Castro-
dc.contributor.authorARCANJO, Nicole Ramalho-
dc.date.accessioned2022-12-23T17:39:22Z-
dc.date.available2022-12-23T17:39:22Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationSILVA, Isabela Ferreira Alves da; FERREIRA, Ludmila Luiza Rodrigues Leão; CAMPOS, Manoela Andrade; RIBEIRO, Marcela Boechat; NUNES, Maria Eduarda de Castro; ARCANJO, Nicole Ramalho. Aplicabilidade da gestão de compras no Mercado & Cia. 2022. 53 p. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Professor Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10862-
dc.description.abstractO Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos de Administração da ETEC Professor Alfredo de Barros Santos, localizada na cidade de Guaratinguetá, motiva-se pelo desenvolvimento de um projeto baseado na análise da empresa Mercado & Cia, classificado no segmento de comércio, cujos problemas estão enquadrados na inexistência da Gestão de Compras. Fazendo o estudo dos problemas, o grupo tem por objetivo entender onde estão localizadas essas raízes e sugerir propostas de solução que sejam viáveis para a empresa. Para tanto, o trabalho é baseado no estudo da ciência da Administração e de todo conhecimento adquirido no período do curso. A partir desse estudo e da análise da empresa, detectamos a necessidade do aprofundamento na Gestão de Compras, logo que essa não tenha um controle da demanda de entrada e saída, espaçamento do arranjo físico e ausência da tecnologia, não possuindo software e outros meios para organizar sua empresa. Assim, é proposto soluções para melhoria e melhor produtividade do Mercado, com objetivo de gerar máximo rendimento em todos os setores administrativos, mas, em especial, no setor defasado. Para tanto, o grupo propõe a adoção do software Linx que atua na gestão de mercados e mini-mercados, auxiliando no controle das vendas e datas de vencimento.Além disso, foi aplicado um novo modelo de layout, que organizado por processo, pois ele classifica os produtos corretamente e oferece melhor visibilidade deles. Com isso, desenvolvemos essas soluções, pois elas se enquadram e são viáveis à empresa escolhida, se mostrando satisfatórias para resolver as problemáticas. Portanto, esse trabalho pode servir de inspiração para outras empresas que se encontram na mesma situação, e adaptar para trazer melhorias para sua organização.pt_BR
dc.description.abstractThe course completion assignment from students of Administration in Etec Professor Alfredo de Barros Santos situated in Guaratinguetá, was motivated by the development of a project based in analysis of the Mercado & Cia company, classified in the segment of commerce, whose problems stem from the nonexistence of purchasing management. Doing the study of problems, the group aims to understand where it roots are locatedthe suggest solution proposals that are viable for the company. Therefore, the project is based on the study of science of Administration and of all knowledge acquired during the course. From this study and the analysis of the company, was detected the need to deepen in Purchasing Management was detected, oncethe company doesn’t have control of the input and output demand, layout spacing and absence of technology, as well as not owing any software.Thus, solutions are proposed to improve the quality of the Mercado & Cia, with the objective of generating maximum income in all administrative sectors, but in special, in the lagging sector. To do so, the group proposes the adoption of Linx software that operates in the management of markets and mini-markets, helping control sales and expiration dates. In addition, a new layout model was applied, which is organized by process, as it classifies products correctly and offers better visibility of them. Therewith, we developed these solutions, because they fit and are viable to the chosen company, showing satisfactory to solve the problems. Therefore, this project might serve as an inspiration to other companies that are in the same situation, and adapting it to bring improvements to their organization.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher026pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAdministração de compraspt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAplicabilidade da gestão de compras no Mercado & Ciapt_BR
dc.title.alternativePurchasing management applicability in Mercado & Ciapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aplicacaogestaodecomprasmercado&cia_2022_2_Manoela.pdf410.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.