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Title: A influência das mídias sociais no consumo alimentar infantil
Other Titles: The influence of social media on children's food consumption
Authors: MARTINS, Amanda Menezes
Advisor: FARINAZZI-MACHADO, Flávia Maria Vasques
Other contributor: FARINAZZI-MACHADO, Flávia Maria Vasques
GIANNONI, Juliana Audi
FIORINI, Adriana Maria Ragassi
type of document: Artigo científico
Keywords: Hábitos alimentares;Alimentação infantil;Mídias sociais;Comunicação digital
Issue Date: 22-Nov-2022
Publisher: 130
Citation: MARTINS, Amanda Menezes. A influência das mídias sociais no consumo alimentar infantil. Orientadora: Flávia Maria Vasques Farinazzi-Machado. 2022. 7 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Alimentos) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2022.
Abstract: Os padrões e hábitos alimentares vem mudando nos últimos anos devido a vários fatores, principalmente as inúmeras atribuições que o mundo globalizado exige. Os especialistas têm apontado que a publicidade de alimentos vem influenciando negativamente os hábitos alimentares e a saúde das crianças. O presente artigo trata de uma revisão integrativa e foi estruturado por meio de pesquisas bibliográficas realizadas em artigos científicos, dissertações e teses localizados em publicações eletrônicas, nas plataformas Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e PubMed. Para a busca dos materiais bibliográficos foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: consumo alimentar infantil, obesidade infantil, mídias sociais, comunicação digital, gerações digitais. Este estudo teve como objetivo identificar a influência das mídias sociais e tecnologias digitais sobre a formação do comportamento alimentar e a saúde infanto-juvenil. Os estudos indicam que é crescente as propagandas de alimentos extremamente calóricos e pouco nutritivos desde a primeira infância, etapa de maior vulnerabilidade e formação de hábitos alimentares, gerando aumento considerável de DCNT. Os resultados mostraram que as crianças são atraídas pelos artifícios que as mídias utilizam, bem como a forma que são aplicados no dia a dia, muitas vezes ocultando suas consequências ao longo da vida.
ABSTRACT: Eating patterns and habits have been changing in recent years due to several factors, especially the numerous attributions that the globalized world requires. Experts have pointed out that food advertising has negatively influenced children´s eating habits and health. This article is an integrative review and was structured through bibliographic research carried out on scientific articles, dissertations and theses located in electronic publications, on Google Scholar, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) and PubMed platforms. To search for bibliographic materials, the following keywords were used: child food consumption, childhood obesity, social media, digital communication, digital generations. This study aimed to identify the influence of social media and digital communication, digital generations. This study aimed to identify the influence of social media and digital technologies on the formation of eating behavior and children´s health. Studies indicate that advertisements for extremely high-calorie and low-nutrition foods are increasing since early childhood, a stage of greater vulnerability and formation of eating habits, generating a considerable increase in NCDs. The results showed that children are attracted to the artifices that the media use, as well as the way they are applied in everyday life, often hiding their consequences throughout life.
Description: Artigo científico válido como TCC
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10764
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