Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1068
Título: A segurança da informação em VPNs (redes privadas virtuais)
Título(s) alternativo(s): Information security in VPNs (virtual private networks)
Autor(es): MARCHINI, Alan
Orientador(es): GODOY, Henri Alves de
Outro(s) contribuidor(es): ARANHA, Maria Cristina Luz Fraga Moreira
SAÉS, Maria Elizete Luz
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Segurança em sistemas de informação;Internet - rede de computadores
Data do documento: 1-Dez-2014
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MARCHINI, Alan. A segurança da informação em VPNs (redes privadas virtuais), 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Resumo: Com o avanço na área da Tecnologia da Informação, o explosivo crescimento da Internet, e a necessidade das empresas se comunicarem e trocarem informações de forma cada vez mais rápida e confiável constatou-se que a Internet pode ser uma ótima ferramenta como um meio conveniente para as comunicações corporativas de forma segura e íntegra com um custo muito mais baixo que outros possíveis métodos a serem utilizados. Para isso, é necessário o uso de uma tecnologia que torne esse meio realmente um meio confiável. Este projeto tem como objetivo dar uma visão global do que é uma Virtual Private Network (VPN), começando por origem, seu funcionamento detalhado, uma descrição dos protocolos que a mesmo utiliza, a importância de sua utilização no mundo corporativo atual, como é utilizada e questões relacionadas diretamente à Segurança da Informação na implementação de uma VPN, bem como os tipos de criptografia e certificados que poderão ser utilizados para integridade, confidencialidade e autenticidade efetiva na preservação dos dados. No estudo de caso, será apresentado uma implementação detalhada de dois tipos principais de conexões VPN utilizando-se da ferramenta OpenVPN em um meio virtualizado, baseando-se em cenários de redes exemplificados no trabalho. O teste de segurança se baseará no uso de serviços de autenticação inseguros atualmente mostrando as diferenças entre a VPN habilitada e desabilitada, como também o monitoramento de pacotes pela rede por um software sniffer. Os resultados obtidos mostram que a VPN é segura e será melhor abordada no decorrer dos testes de segurança e na conclusão.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1068
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20142S_MARCHINIAlan_CD1992.pdf3.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.