Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10426
Título: | Como o uso do big data pode influenciar na tomada de decisão |
Título(s) alternativo(s): | How the use of big data can influence decision making |
Autor(es): | FRANCO, João Victor Maraia GOMES, Murilo Henrique |
Orientador(es): | PINTO, Juliane Borsato Beckedorff |
Outro(s) contribuidor(es): | SPIGOLON, Ana Lúcia SILVA, Maxwel Vitorino da |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Análise de dados;Big data;Mineração de dados;Tomada de decisão |
Data do documento: | 12-Dez-2020 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | FRANCO, João Victor Maraia, GOMES, Murilo Henrique. Como o uso do big data pode influenciar na tomada de decisão, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2020 |
Resumo: | Esta monografia apresenta um estudo sobre o Big Data e como a Cambridge
Analytica pode ter utilizado o Big Data a seu favor. Dados são uma das principais
ferramentas utilizadas na tomada de decisões, sendo algo muito importante e valioso
dentro de uma organização. Eles podem auxiliar a empresa a definir novos
investimentos, previsões, podendo ajudar na ciência, colaborando em descobertas
valiosas, corte de gastos, otimizar processos, entre outras operações. Algumas
empresas enxergaram uma oportunidade de utilizarem o Big Data para gerenciar
grandes quantidades de dados no gerenciamento de métrica, porém, essas
informações podem ser usadas para alterar resultados, como campanhas políticas e
a fim de criar métricas e gerar algoritmos de personalidade dos usuários de redes
sociais. Este trabalho usará de exemplo o caso da Cambridge Analytica, que
conseguiu gerar uma ampla visão do que tinha que ser feito nas eleições presidenciais
de 2016 nos EUA. E para relatar como tudo isso aconteceu é preciso entender o
conceito de como o Big Data funciona e como é possível gerar pequenas leituras
utilizando algumas ferramentas. This monograph presents the study on Big Data - as Cambridge Analytica availed big data to your advantage. Data is one of the main tools used in decision making, being something crucial and valuable within a corporation. They can help the company to define new investments, forecasts, being able to help in science collaborating on valuable discoveries, cutting expenses, optimizing processes, among other operations. Some companies saw an opportunity to use Big Data to manage large amounts of data without managing metrics and avoiding losses, however, this information being used to change campaign results and to create metrics and generate personality algorithms for Cambridge network users was able to generate a wide view of what had to be done in the US presidential elections in 2016. And to describe about how it all happened, it is necessary to understand the concept of how Big Data works and how it is possible to generate small readings using some tools. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10426 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2S2020_JoãoVictorMaraiaFranco_OD01014.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - João Victor Maraia Franco.docx Restricted Access | 73.27 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.