Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPINTO, Juliane Borsato Beckedorff-
dc.contributor.authorFRANCO, João Victor Maraia-
dc.contributor.authorGOMES, Murilo Henrique-
dc.contributor.otherSPIGOLON, Ana Lúcia-
dc.contributor.otherSILVA, Maxwel Vitorino da-
dc.date.accessioned2022-11-08T17:15:35Z-
dc.date.available2022-11-08T17:15:35Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.citationFRANCO, João Victor Maraia, GOMES, Murilo Henrique. Como o uso do big data pode influenciar na tomada de decisão, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10426-
dc.description.abstractEsta monografia apresenta um estudo sobre o Big Data e como a Cambridge Analytica pode ter utilizado o Big Data a seu favor. Dados são uma das principais ferramentas utilizadas na tomada de decisões, sendo algo muito importante e valioso dentro de uma organização. Eles podem auxiliar a empresa a definir novos investimentos, previsões, podendo ajudar na ciência, colaborando em descobertas valiosas, corte de gastos, otimizar processos, entre outras operações. Algumas empresas enxergaram uma oportunidade de utilizarem o Big Data para gerenciar grandes quantidades de dados no gerenciamento de métrica, porém, essas informações podem ser usadas para alterar resultados, como campanhas políticas e a fim de criar métricas e gerar algoritmos de personalidade dos usuários de redes sociais. Este trabalho usará de exemplo o caso da Cambridge Analytica, que conseguiu gerar uma ampla visão do que tinha que ser feito nas eleições presidenciais de 2016 nos EUA. E para relatar como tudo isso aconteceu é preciso entender o conceito de como o Big Data funciona e como é possível gerar pequenas leituras utilizando algumas ferramentas.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph presents the study on Big Data - as Cambridge Analytica availed big data to your advantage. Data is one of the main tools used in decision making, being something crucial and valuable within a corporation. They can help the company to define new investments, forecasts, being able to help in science collaborating on valuable discoveries, cutting expenses, optimizing processes, among other operations. Some companies saw an opportunity to use Big Data to manage large amounts of data without managing metrics and avoiding losses, however, this information being used to change campaign results and to create metrics and generate personality algorithms for Cambridge network users was able to generate a wide view of what had to be done in the US presidential elections in 2016. And to describe about how it all happened, it is necessary to understand the concept of how Big Data works and how it is possible to generate small readings using some tools.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Segurança da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleComo o uso do big data pode influenciar na tomada de decisãopt_BR
dc.title.alternativeHow the use of big data can influence decision makingpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2S2020_JoãoVictorMaraiaFranco_OD01014.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - João Victor Maraia Franco.docx
  Restricted Access
73.27 kBMicrosoft Word XMLView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.