Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10163
Título: Análise do conhecimento dos cortes de carne bovina e seu uso culinário
Título(s) alternativo(s): Knowledge analysis of beef cuts and their culinary use
Autor(es): ASSIS, Amanda Pimentel de
PEREIRA, Ingrid Pires Figueiredo
MARTINS, Janifer Diane Passos
SERTÓRIO, Raquel da Silva Campos
SANTOS, Simone Aparecida dos
Orientador(es): SILVA, Natalia Carvalho da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Carnes e derivados;Avaliação nutricional
Data do documento: Jun-2014
Editor: 199
Referência Bibliográfica: ASSIS, Amanda Pimentel de. PEREIRA, Ingrid Pires Figueiredo. MARTINS, Janifer Diane Passos. SERTÓRIO, Raquel da Silva Campos. SANTOS, Simone Aparecida dos. Análise do conhecimento dos cortes de carne bovina e seu uso culinário, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética- Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2014
Resumo: A carne bovina é um alimento altamente nutritivo e possui grande fonte de proteína, além de aumentar a densidade energética e nutricional, favorecendo o balanceamento das dietas. Entre os benefícios, está presente a melhora da absorção de vitaminas e minerais, contribuição com ácidos graxos essenciais e a açã0 metabólica (JUNIOR, 2011). O conhecimento dos cortes de carnes, mais especificamente os cortes bovinos, tem por finalidade facilitar as preparações culinárias. Dependendo do tipo de corte da carne determinamos a preparação a ser feita, pois temos diferenças quanto à rigidez ou maciez da carne durante o preparo. Os cortes de carne bovino foram padronizados e classificados pela Secretaria de Inspeção do Produto Animal (SIPA) através da portaria ministerial no. 5 de 08 de novembro de 1988 (ATAYDE 2013). A carne bovina faz parte da dieta alimentar da população brasileira e vem crescendo cada vez mais. Esse crescimento se tem pela melhora do poder de compra dos consumidores brasileiros e da capacidade da cadeia de produção se adequar ao aumento de consumo. Nos países ou cidades com melhor desenvolvimento não tem espaço para alimentos sem boa aparência e apresentação nos comércios, sem informações nutricionais, data de validade e sugestões de uso em suas embalagens e que não indiquem onde e de que forma foram produzidos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10163
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nut_2014_1_amandapimentel_análise.pdf
  Restricted Access
2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.