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Title: O papel da liderança na motivação e desempenho contínuo dos colaboradores
Other Titles: The role of leadership in the motivation and continuous performance of employees
Authors: JUSTINO, Daiane de Sousa
PEREIRA, Letícia Morais
Advisor: MELO JÚNIOR, Tadeu Artur de
type of document: Monografia
Keywords: Depósitos de combustível fóssil;Estudos de mercado
Issue Date: 10-Jun-2020
Publisher: 109
Citation: JUSTINO, Daiane de Sousa; PEREIRA, Letícia Morais. O papel da liderança na motivação e desempenho contínuo dos colaboradores. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca – “Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022.
Abstract: O conceito de liderança abrange uma diversidade de visões desenvolvidas por diferentes autores. Atualmente, este é um conceito extremamente aplicado nas empresas, que através da liderança e motivação, demonstram que bons líderes são capazes de alavancar tanto o bem-estar das pessoas, quanto a produtividade. Dessa forma, verifica-se que o bom líder deve ser capaz de realizar um bom gerenciamento de pessoas. Existem diferentes modelos de liderança, mas é fato que as corporações buscam acima de tudo um profissional capaz de exercer boa liderança. Isso tem sido cada vez mais valorizado no contexto atual, com objetivo de desenvolver um clima organizacional favorável. Boas lideranças são capazes de fazer com que as equipes se sintam motivadas a levar a empresa onde trabalham a buscar novos nichos de mercado, permitindo melhor desempenho em um mundo comercial extremamente competitivo. O objetivo do presente trabalho é demonstrar que a liderança pode ser aplicada em qual qualquer nicho de mercado, mesmo em setores corriqueiros da economia que fazem parte do cotidiano, como o posto de combustível. É apresentando fatos e exemplos que comprovam como bons modelos de liderança positiva pode melhorar o engajamento e desempenho de colaboradores em empresas distintas, influenciando até mesmo na qualidade de vida destes. A metodologia aplicada no presente trabalho utilizou levantamento bibliográfico de forma exploratória, além de uma abordagem qualitativa e quantitativa, através de pesquisa de clima organizacional informal. As entrevistas ocorreram de forma presencial e individual durante o expediente O resultado esperado trata de demonstrar que uma boa liderança proporciona bons resultados para as empresas, além de verificar que os colaboradores não permanecem apáticos ao que ocorre ao seu redor, mas, que através de comunicação clara e objetiva, nasce uma relação de troca que possibilita crescimento pessoal e comercial.
The idea of leadership covers a diversity of views developed by different authors. (Now a days this is an extremely refined concept in companies, through leadership and motivation, good leaders are able to leverage both people’s well-being and productivity. In this way, it turns out that the leader is able to perform the good management of people, allows companies to achieve clear and specific objectives. There are different models of leadership, but it is a fact that examples of good leadership have been increasingly valued in the current context, aiming to develop a favorable organizational climate. Good leadership is able to make employees feel motivated to take the company where they work to seek new market niches, enabling better performance in an extremely competitive commercial world. The objective of this graduation work is to demonstrate that leadership can be applied in which any market niche, even in everyday sectors of the economy, that are part of everyday life as a gas station, presenting facts and examples that prove how good models of positive leadership can improve the engagement and performance of employees in different companies, even influencing their quality of life. The methodology applied in the present study used an exploratory bibliographic survey, as well as a qualitative and quantitative approach, through informal organizational climate research. The interviews took place face to face and individually during office hours The main objective is to demonstrate that the collaborators, are not apathetic to what occurs around them, that through clear and objective communication, a relationship of exchange is born in which it is possible to obtain personal and commercial growth, because it is of common interest to see the company in which they work grow commerciall
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9980
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