Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/975
Título: | Jogos digitais como apoio a alfabetização infantil |
Título(s) alternativo(s): | Digital games to support children's literacy |
Autor(es): | BISPO, Thaís Cristina de Azevedo Roberto |
Orientador(es): | SILVA, Sílvia Aparecida José e |
Outro(s) contribuidor(es): | BATTILANA, Rodrigo Brito VENDEMIATTI, Aloísio Daniel |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Informática - educação;Jogos eletrônicos |
Data do documento: | 11-Dez-2015 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | BISPO, Thais Cristina de Azevedo Roberto. Jogos digitais como apoio a alfabetização infantil, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 |
Resumo: | O presente texto conceitua a utilização de jogos digitais como ferramenta de apoio a alfabetização infantil, e tem por objetivo analisar jogos educativos e a melhor forma de inseri-los no processo de alfabetização. O problema identificado é que muitos jogos não possuem embasamento pedagógico para este fim, fazendo com que os educadores não se sintam atraídos a utilizá-los em sala de aula. Com este cenário o trabalho possui o objetivo de aplicar os jogos Forma Palavras e Laboratório das Sílabas analisando o rendimento em alunos e verificando se os mesmos estão adequados para a fase em que estão no processo de alfabetização. O método utilizado foi aplicar os dois jogos em nove alunos que foram divididos em três grupos: fase inicial de alfabetização, fase mais avançada e alunos já alfabetizados. Logo após foram feitas algumas perguntas para se obter as seguintes informações: utiliza computador em casa; foi difícil jogar; achou divertido; aprendeu alguma coisa nova jogando; gostaria de jogar novamente. Com base nos dados levantados, pode-se concluir que é possível a utilização de jogos para auxiliar o processo de alfabetização, desde que sejam jogos adequados para o perfil da criança e que complementem o conteúdo ensinado pelo professor. Ficando em aberto novas possibilidades de realizar outras pesquisas neste campo, como por exemplo, implantar um projeto de jogos digitais educacionais, desde o começo, capacitando os professores, alunos e o acompanhamento durante o ano letivo. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/975 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20152S_BISPOThaisCristinadeAzevedoRoberto_CD2432.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.