Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/975
Título: Jogos digitais como apoio a alfabetização infantil
Título(s) alternativo(s): Digital games to support children's literacy
Autor(es): BISPO, Thaís Cristina de Azevedo Roberto
Orientador(es): SILVA, Sílvia Aparecida José e
Outro(s) contribuidor(es): BATTILANA, Rodrigo Brito
VENDEMIATTI, Aloísio Daniel
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Informática - educação;Jogos eletrônicos
Data do documento: 11-Dez-2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: BISPO, Thais Cristina de Azevedo Roberto. Jogos digitais como apoio a alfabetização infantil, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Resumo: O presente texto conceitua a utilização de jogos digitais como ferramenta de apoio a alfabetização infantil, e tem por objetivo analisar jogos educativos e a melhor forma de inseri-los no processo de alfabetização. O problema identificado é que muitos jogos não possuem embasamento pedagógico para este fim, fazendo com que os educadores não se sintam atraídos a utilizá-los em sala de aula. Com este cenário o trabalho possui o objetivo de aplicar os jogos Forma Palavras e Laboratório das Sílabas analisando o rendimento em alunos e verificando se os mesmos estão adequados para a fase em que estão no processo de alfabetização. O método utilizado foi aplicar os dois jogos em nove alunos que foram divididos em três grupos: fase inicial de alfabetização, fase mais avançada e alunos já alfabetizados. Logo após foram feitas algumas perguntas para se obter as seguintes informações: utiliza computador em casa; foi difícil jogar; achou divertido; aprendeu alguma coisa nova jogando; gostaria de jogar novamente. Com base nos dados levantados, pode-se concluir que é possível a utilização de jogos para auxiliar o processo de alfabetização, desde que sejam jogos adequados para o perfil da criança e que complementem o conteúdo ensinado pelo professor. Ficando em aberto novas possibilidades de realizar outras pesquisas neste campo, como por exemplo, implantar um projeto de jogos digitais educacionais, desde o começo, capacitando os professores, alunos e o acompanhamento durante o ano letivo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/975
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20152S_BISPOThaisCristinadeAzevedoRoberto_CD2432.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.