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Título: Avaliação do conhecimento de boas práticas laboratoriais dos alunos do Curso de Tecnologia em Processos Químicos da FATEC Campinas
Autor(es): SILVA, Giovanna Pereira da
CIVIDANES, Thamiris Araujo
Orientador(es): CARVALHO, Fernando de Lima
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Laboratórios químicos;Processos químicos
Data do documento: 8-Jul-2020
Editor: 276
Referência Bibliográfica: SILVA, Giovanna Pereira da. Avaliação do conhecimento de boas práticas laboratoriais dos alunos do Curso de Tecnologia em Processos Químicos da Fatec Campinas. Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Superior de Tecnologia em Processos Químico) Faculdade de Tecnologia de Campinas. Campinas, 2020.
Resumo: As Boas Práticas Laboratoriais são normas essenciais em laboratórios acadêmicos, tendo em vista a grande rotatividade de pessoas e atividades executadas neste ambiente, uma vez que estas normas buscam a padronização de procedimentos, diminuição de erros, o planejamento de atividades e os seus respectivos registros. Analisou-se neste projeto a discrepância do conhecimento quanto às Boas Práticas Laboratoriais dos alunos de 1° e 6° semestres do curso superior de Tecnologia em Processos Químicos da Fatec Campinas regularmente matriculados no 1° semestre de 2020. A análise foi feita através de dados provenientes de um questionário que abordou o tema. Não foram encontradas discrepâncias gritantes entre o conhecimento dos alunos de diferentes semestres, pois notou-se que cerca da metade dos alunos possuem experiência profissional, curso técnico ou curso superior na área da química, fato que confere conhecimento prévio aos alunos quantos às normas. Através dos dados obtidos, elaborou-se um Guia de BPL com as principais lacunas de conhecimento apresentados pelos alunos e este guia ficará disponível para os futuros alunos do curso. Palavras-chave: Boas práticas laboratoriais. Discrepância. Conhecimento. Guia.
Good Laboratory Practices are essential standards in academic laboratories, considering the high turnover of people and activities performed in this environment, since these standards seek the standardization of procedures, reduction of errors, the planning of activities and their respective records. In this project, it was analyzed the discrepancy of knowledge regarding the Good Laboratory Practices among students from 1st and 6th semesters of the higher education course in Chemical Processes Technology at Fatec Campinas, regularly enrolled in the 1st semester of 2020. The analysis was done through data from a questionnaire that addressed the theme. There were no striking discrepancies between the knowledge of students from different semesters, as it was noted that about half of the students have professional experience, a technical course or a college degree in the area of Chemistry, a fact that gives students prior knowledge regarding the standards. Through the data obtained, a GLP Guide was developed considering the main knowledge gaps presented by students. This guide will be available for future students of the course. Keywords: Good Laboratory Practices. Discrepancy. Knowledge. Guide.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9619
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